Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/08/2013 - 10:24

Nova Friburgo: negócios além da moda e grandes empreendimentos à vista


Página virada para as tragédias, é o que demonstrou as autoridades e empresários de Nova Friburgo na abertura de mais uma Fevest.

Domingo de muito sol e cerejeiras dão boas vindas aos empresários do setor textil que abriu no dia 3 de agosto a 23ª Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima (Fevest), o mundo da lingerie que se mostra em um arco íris de cores vibrantes, vintage, inovação e peças para todos os estilos, tamanhos e gostos. Não deixando de fora uma linha fitness alegre e com modelagens estoteante para os adeptos das academias e mesmo o ar livre. E os confeccionistas ainda expõe tendências para a moda em 2014.

Durante a feira, os empresários recebem além dos compradores do mercado brasileiro, também de outros países, representantes de entidades da cadeia têxtil e confecções. A Turquia, por exemplo é um grande importador de lingerie do pólo.

Marcelo Porto, presidente do Sindivest

Segundo os organizadores a feira deve atrair duas mil pessoas mais que no ano passado, -quando teve a visita de oito mil. Também esperam um aumento de 20% nos negócios na comparação com 2012. No ano passado, a Fevest movimentou R$40 milhões. De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest), Marcelo Porto o polo é responsável por 25% da produção do mercado brasileiro em alguns segmentos.

A empresária e dona da grife Pelle Nuda, Andrea Luiza, há 20 anos no mercado, comentou que em um ano saltou de 240 mil peças/ano para quase 400 mil. “A expectativa de vendas este ano é de 15%. Estamos recebendo muitos compradores de outros estados e para o primeiro dia já fechamos bons negócios”. [www.pellenuda.com.br]

Já a estilista da marca Margarida’s Lingerie, Nivia Carrielo, que participa pelo terceiro ano seguido, disse que o movimento está grande e a expectativa de vendas está entre 10% e 15%. [www.margaridaslingerie.com.br].

Rita Tardene, da Tardene Lingerie, 20 anos no mercado da moda íntima, faz questão de afirmar o desenvolvimento dos seus produtos seguindo o alto padrão de qualidade. A sua coleção traz para a feira um verdadeiro espet´culo de cores, estilos ousados e muita sensualidade. Nomeada como “Tango”, passa pela conquista, drama e paixão em uma coleção de camisolas curtas e longas, os espartilhos, cintas-liga, robys, calcinhas e sutiens ricos em detalhes, que passa por fios de ouro e muito feeling da proprietária. [www.tardene.com.br].

A Fevest é uma realização do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), promoção do Sistema Firjan, através do SENAI Moda Design, e Sebrae. Tem apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, Conselho da Moda, Rede Intertv, TexBrasil, Abit e Apex Brasil, com a organização da Fábrica de Ideias.

O Polo de Nova Friburgo - A Fevest é também o principal evento de negócios de Nova Friburgo, o maior polo fabricante de moda íntima em todo o país. O Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região possui 1.500 confecções.

A maior quantidade de lojas do setor está concentrada nos circuitos de Olaria e Ponte da Saudade. As empresas – de pequeno, médio e grande porte – estão espalhadas pelos bairros da cidade e pelos municípios que ficam em seu entorno.

Essa indústria corresponde a 47% da economia da cidade e é responsável por 25% da produção do mercado brasileiro, gerando 20 mil postos de trabalho, sendo 8 mil diretos e 12 mil indiretos.

“Produzem anualmente 114 milhões de peças, equivalente a 25% da produção nacional. O faturamento é de R$ 600 milhões por ano, sendo que 14% destinados ao mercado externo”, informou a Firjan.

Em todas as edições, a feira dá apoio a instituições sociais. Este ano, a escolhida foi a Associação Friburguense de Integração dos Deficientes Visuais (Afridev). Um grupo de voluntários chamado Loucos por Lingerie vai produzir um calendário com fotos de modelos usando vendas de dormir e o material será vendido na feira. A renda será revertida para a instituição.

Rogério Cabral, prefeito de Nova Friburgo

Durante a abertura, o prefeito da cidade, Rogério Cabral, não poupou palavras para demonstrar a alegria com o evento. "Nova Friburgo passou por uma grande tragédia em 2011. Muitos empresários apresentaram grande dificuldade em seus negócios. Mas agora, com muito trabalho e engajamento, estamos vendo a economia do setor crescer cada vez mais”.

Cabral anunciou que Nova Friburgo vai ter um Centro de Convenções na RJ 130 [A RJ-130, conhecida como Estrada Teresópolis - Friburgo ou Terê-Fri. A rodovia recebe, no município de Teresópolis o nome de Dr. Rogério de Moura Estevão, e no trecho friburguense, o nome de Antônio Mário de Azevedo. Com 68 quilômetros de extensão, como o nome mesmo diz, liga os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo. É um grande corredor turístico da Região Serrana Fluminense. No entorno desta rodovia, podem ser encontradas diversas pousadas e hotéis fazenda. Através dela, tem-se acesso aos Três Picos de Salinas, importante monumento natural do Parque Estadual dos Três Picos]. O prefeito também disse estar sendo sondado para a construção de novo hotel, “além de planejar vários melhoramentos para a cidade, seus habitantes, negociantes e turistas”, destacou.

Rogério Cabral ainda frisou que Nova Friburgo tem outros grandes eventos durante o ano como a Festa das Flores e da Gastronomia.

Cezar Vasquez, diretor-superintendente do Sebrae/RJ

A importância da Fevest para a cidade de Nova Friburgo vai bem mais além que a movimentação do mercado da moda. Cezar Vasquez, diretor-superintendente do Sebrae/RJ pontuou outros segmentos que também se beneficiam com o evento. “É uma feira inspiradora que envolve também o setor hoteleiro e o de gastronomia, movimentando ainda mais a economia”, ressaltou. Ele também aproveitou o momento para agradecer as parcerias que possibilitaram a ampliação da participação do Sebrae/RJ na Fevest 2013.

Felipe Peixoto, secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro

O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto, com a missão de representar o governador Sérgio Cabral; a subsecretária de Estado de Comércio e Serviço do Rio de Janeiro, Dulce Ângela Procópio; o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio e o diretor técnico do programa Apex-Brasil, da Abit, Frederico Bernardo também estiveram presentes na cerimônia e proferiram palavras de agradecimento e satisfação.

A coordenadora de Moda do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fabiana Pereira Leite e Souza Mello, disse que a entidade considera que o setor de moda de Nova Friburgo é estratégico para a economia do estado do Rio de Janeiro e trabalha com os empresários da região facilitando o acesso deles ao mercado. “A gente dá todo o suporte para pequenos e microempresários”, explicou.

Também estiveram presentes a coordenadora Regional do Sebrae de Nova Friburgo, Fernanda Gripp; e o diretor do Sebrae/RJ, Evandro Peçanha, entre vários empresários.

A programação do dia seguiu com desfiles das marcas expositoras, e contou com participação especial do ex-BBB Jonas Sulzbach e da atriz Sharon Menezes. Para fechar o domingo, aconteceu o “Destaque da Moda” e “Novo Talento Nova Friburgo”.

Prêmios - O Prêmio Destaque da Moda, que já está em sua IX edição, teve como critério básico a qualidade das peças e o desenvolvimento correto do processo de produção. A marca vencedora foi a Lalie Lalou, das irmãs Ana Amélia e Ana Luiza Rabello. Para elas, o resultado alcançado foi devido ao esforço da dupla em desempenhar um bom trabalho. “Acreditamos que nosso sucesso vem do nosso cuidado em conhecer bem o público-alvo e da nossa busca rigorosa pelo que há de melhor no mercado em relação à matéria-prima”.

E quem recebeu o prêmio de Novo Talento Nova Friburgo foi a produtora de moda Caroline Cabral. Ela, que já trabalha no segmento há algum tempo, sentiu-se realizada com o prêmio recebido. “Apesar da minha experiência na área, ainda não tinha feito faculdade. Agora, com a bolsa de estudos no Senai/Cetiqt que ganhei como premiação vou poder me especializar ainda mais e prosseguir com a carreira”, afirmou a vencedora.

A Fevest acontece até o dia 6 de agosto (terça-feira), com desfiles, palestras, talk show e circuito gastronômico nos restaurantes da cidade. Mas os negócios continuam o ano inteiro, através de suas inúmeras lojas espalhadas pela cidade serrana. | Site: www.fevest.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira