Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2007 - 12:28

Cresce consumo de azeite no Brasil

O brasileiro, na busca por produtos saudáveis, contribuiu para o aumento de 45% no consumo de azeite de oliva no País, no primeiro semestre de 2007, se comparado com igual período do ano anterior, projetando-se. um crescimento de 30% de 2006 para 2007. Os dados são da Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira (Oliva), e mostra que assim, deverá ser consumido no Brasil, neste ano 35 mil toneladas de azeite, o que corresponde a um movimento de US$ 500 milhões.

O presidente da entidade, Armando Reis Filho, diz que se comparado ao consumo mundial, este volume ainda é pequeno (150g per capita por ano). "Países como Espanha, Itália e Grécia, atingem a marca dos 10 a 20 Kg, mas a cada ano percebemos um acréscimo importante."

Apesar do aumento do consumo, um dos fatores que, seguramente, influencia o baixo consumo no Brasil, comparado ao consumo mundial, é o preço. "A boa safra européia 2006/2007 já permitiu uma expressiva queda nos preços de varejo, e a expectativa é que esses preços recuem ainda mais. Ainda assim, o azeite representa muito pouco do volume do mercado de óleos vegetais", assegura Armando.

Ainda segundo o presidente da Oliva, o consumo brasileiro é totalmente assegurado por importações, provenientes de Portugal, Espanha, Argentina e Itália, entre outros, uma vez que o Brasil não possui produção própria. "Mais da metade do azeite consumido no Brasil vem de Portugal", lembra ele.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira