Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/08/2013 - 07:54

Turismo vai classificar hotéis da Rota das Emoções

Meios de hospedagem serão avaliados de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass).

Brasília, DF - O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), vai analisar 270 hotéis e pousadas da Rota das Emoções, no Nordeste, para identificar a categoria de cada um deles, de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass).

O SBClass é um sistema do MTur que avalia o empreendimento em quesitos de infraestrutura, serviços e critérios de sustentabilidade. A avaliação cria uma escala de uma a cinco estrelas.

A Rota das Emoções é um roteiro que liga três estados do Nordeste brasileiro: Ceará, Piauí e Maranhão. A região apresenta atrativos naturais, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE). O ecossistema variado forma mares de ondas próprias para a prática do surf, windsurf, kitesurf e outros esportes náuticos. A Rota é favorável ao turismo de aventura, ecoturismo e os esportes ao ar livre.

O SBClass foi desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A classificação tem adesão voluntária pelos empresários, e representa um marco para a elevação da competitividade do turismo brasileiro. O MTur já classificou 40 empreendimentos no Brasil, entre resorts, hotéis e pousadas.

Com base na análise dos hotéis e pousadas, a equipe de consultores do Sebrae vai mapear os requisitos para que o meio de hospedagem ascenda à categoria desejada pelo empresário. “Com a classificação, o turista passa a ter uma referência objetiva sobre infraestrutura, equipamentos e serviços oferecidos pelos meios de hospedagem”, afirma o secretário nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinicius Lummertz.

Para o hoteleiro paranaense, Jaime Mendes, ter o certificado do governo federal é um diferencial competitivo para o estabelecimento. “A classificação comprova que o hotel está apto e qualificado para receber os hóspedes e o consumidor terá a certeza de estar recebendo o serviço que comprou”, disse o empresário.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira