Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/08/2013 - 08:34

Contagem regressiva para o Mundial de Judô Rio 2013


A 20 dias do campeonato, atletas falam sobre expectativa para competição que será realizada no Maracanãzinho no fim do mês durante inauguração de relógio.

20 dias: esse é o tempo que falta para o Campeonato Mundial de Judô, que será disputado no Rio de Janeiro, de 26 de agosto a 1º de setembro. Na manha do dia 6 de agosto (terça-feira), o relógio que marca a contagem regressiva foi inaugurado no saguão do aeroporto Santos Dumont e contou com as presenças de Sarah Menezes e Tiago Camilo, promessas de bons resultados na competição. A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), em convênio com a Confederação Brasileira de Judô, promovem o Mundial de Judô que, durante sete dias, ocupará o Maracanãzinho. O vice-presidente de marketing da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), prof. Alvaro Barreto, representou o Secretário e presidente do órgão, André Lazaroni, na cerimônia, juntamente com o Subsecretário de Eventos e Esportes da SEEL, Leandro Alves.

- Não nos surpreende esse evento em relação a sua grandeza, pois sabemos que não é um trabalho de hoje e sim, de longa duração. Existe uma equipe competente que está dando ao Rio de Janeiro a oportunidade de assistir aos maiores atletas na modalidade do judô. A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, junto com os organizadores, estão satisfeitos com o resultado do nosso investimento – frisou o vice-presidente da Suderj, prof. Alvaro Barreto.

Na última segunda-feira (05/08), a seleção brasileira foi inscrita junto à Federação Internacional da modalidade para a participação do Mundial Rio 2013. Na lista, dois nomes se destacam: Sarah Menezes (48kg) e Tiago Camilo (90kg), judocas medalhistas olímpicos e cheios de expectativa para a competição que ocorrerá em solo brasileiro.

- A expectativa é grande para superar os resultados de 2007 (em Paris), nosso melhor mundial. Serão muitas lutas até chegarmos à final e, principalmente, até o pódio, mas temos algo a favor: a torcida brasileira. O treinamento é sacrificante, mas curto o máximo e sigo de forma positiva – ressaltou Tiago Camilo, dono de duas medalhas olímpicas (prata em Sydney/2000 e bronze em Pequim/2008).

Primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro na modalidade em Jogos Olímpicos (Londres/2012), Sarah Menezes, natural Teresina (Piauí), segue treinando forte para o Mundial.

- Acho que o Japão é sempre um concorrente forte. Mas tenho além de estar treinando muito, assistido vídeos das adversárias. Já está na cabeça o movimento, acabo memorizando os golpes, o que fica mais fácil – afirma a judoca, de 23 anos, que também cursa faculdade de Educação Física e mantém na cidade em que nasceu, um projeto social que atende cerca de 140 crianças.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley Teixeira, o ‘templo do voleibol e do basquete', como é conhecido o Maracanãzinho, está pronto para receber o judô: - Estamos fazendo muito bem o dever de casa e os resultados positivos serão conseqüências deste bom trabalho. Os países participantes do Mundial se sentem atraídos por uma cidade, o Rio de Janeiro, que será em breve uma sede Olímpica. E esse fator de atração é ótimo – ressaltou o presidente da CBJ.

Escalação da seleção brasileira de judô para o Mundial Rio 2013: 48kg – Sarah Menezes | 52kg – Erika Miranda e Eleudis Valentim | 57kg – Rafaela Silva e Ketleyn Quadros | 63kg – Katherine Campos | 70kg – Maria Portela | 78kg – Mayra Aguiar | +78kg – Maria Suelen Altheman | 60kg – Felipe Kitadai | 66kg – Charles Chibana e Luis Revite | 73kg – Bruno Mendonça | 81kg – Victor Penalber | 90kg – Tiago Camilo | 100kg – Renan Nunes e Luciano Correa | +100kg – Rafael Silva

Obs.: Para a disputa por equipes [que acontece no dia 1º de setembro (domingo], a CBJ inscreveu mais seis atletas. Pelas regras, na competição entre times, não entram em ação judocas das categorias ligeiro (48kg e 60kg) e meio-pesado (78kg e 100kg). Os seis atletas que participam do Mundial por Equipes são: Mariana Silva (63kg), Barbara Timo (70kg), Marcelo Contini (73kg), Mauro Moura (81kg), Eduardo Santos (90kg) e David Moura (+100kg).

.Mundial de Judô Rio 2013: os judocas Tiago Camilo e Sarah Menezes inauguram o relógio que marca a contagem regressiva para a competição | Crédito/fotos: Eliane Carvallho.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira