Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/08/2013 - 09:52

Rio 2016 lança Portal de Suprimentos


Fernando Cotrim, diretor de Suprimentos do Rio 2016, apresenta a nova ferramenta

Ferramenta de comunicação com o mercado trará cronograma de compras dos Jogos, que permitirá que empresas de todos os portes se programem e se capacitem para atender às demandas olímpicas.

Rio de Janeiro, Brasil - O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 disponibiliza a partir desta quarta-feira em seu site oficial o Portal de Suprimentos [http://portaldesuprimentos.rio2016.com], ferramenta de interação com o mercado que transformará a maneira de comprar bens e serviços e deixará um legado para a indústria nacional. Na nova área do site, atuais e potenciais fornecedores do Rio 2016 terão acesso ao Plano de Compras dos Jogos e, assim, poderão programar com antecedência sua produção ou ainda buscar, com o auxílio de parceiros do Comitê Organizador, a qualificação necessária para atender às demandas olímpicas.

Voltado para empresas de todos os portes que tenham interesse em se tornar fornecedores do Rio 2016, o Portal de Suprimentos promove a competitividade ao anunciar antecipadamente as categorias e previsão de quantidades de bens e serviços que precisará adquirir até 2016. A iniciativa dá a todas as companhias a chance de atingir um novo patamar participando do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, que inclui projetos como o “Sebrae no Pódio”, voltado para a qualificação de micro e pequenas empresas nacionais, e buscar soluções de crédito para ampliação de negócios em programas promovidos pelo Bradesco, patrocinador oficial do Rio 2016.

“Temos um grande desafio de montar uma cadeia de suprimentos temporária, sólida e sustentável para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Para isso, precisamos contar com uma base de fornecedores preparada para entregar os Jogos com excelência”, afirma Fernando Cotrim, diretor de Suprimentos do Rio 2016.

O Rio 2016 precisará adquirir grandes quantidades de produtos e serviços – serão comprados, por exemplo, cerca de um milhão de itens de equipamento esportivo e de 12 mil computadores. A maior parte dessas concorrências - de 75% a 80% do volume total - acontecerá entre 2014 e 2015. Garantir a transparência de todo o processo, além de promover o engajamento de empresas de todo o país e facilitar o envio de documentos, é mais uma das funcionalidades da ferramenta. O orçamento do Rio 2016, de acordo com os números do dossiê de candidatura, estima aproximadamente R$ 3 bilhões em compras até a realização dos Jogos, divididas em materiais, serviços e equipamentos.

Também no Portal de Suprimentos, as empresas encontrarão todos os guias e manuais necessários para conhecer os requerimentos específicos do Comitê Organizador nas mais diversas áreas. Entre eles, destaque para o Guia da Cadeia de Suprimentos Sustentável, que descreve os pilares de sustentabilidade que norteiam todos os requerimentos da área de Suprimentos do Comitê Organizador e as certificações que o Rio 2016 considera diferenciais competitivos em seus processos de avaliação.

“Precisamos desenvolver o mercado fornecedor brasileiro em termos de qualidade de produtos e serviços para grandes eventos e buscar um novo patamar em relação a práticas sustentáveis”, ressalta Cotrim.

Para fornecer bens e serviços ao Rio 2016, as empresas brasileiras terão de apresentar documentos e certificações necessários para operar legalmente, como em qualquer concorrência, enquanto empresas de outros países deverão apresentar documentos de seu país de origem equivalentes aos exigidos às corporações nacionais.

Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 -O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.

Os patrocinadores Olímpicos mundiais que apoiam os Jogos Olímpicos Rio 2016 e os Comitês Olímpicos Nacionais de todo o mundo são Coca-Cola, Atos, Dow, GE, McDonald’s, Omega, Panasonic, Procter and Gamble, Samsung e Visa.

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 têm cinco parceiros comerciais de nível 1 (patrocinadores oficiais) – Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel e Nissan. Já foram concluídas também três parcerias de nível 2 (apoiador) – EY, Sadia e Batavo. Já foi concluída uma parceria de nível 3 (fornecedor) – Nike.

Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 têm sete parceiros comerciais de nível 1 (patrocinadores oficiais) – Atos, Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel, Nissan e Omega. Já foi concluída também uma parceria de nível 2 (apoiador) – Sadia.

Parceria Bradesco - O Bradesco, patrocinador oficial da Rio 2016, também está engajado nessa etapa de avaliação e escolha dos fornecedores para o evento. O Banco esteve presente no lançamento do novo portal passando orientações sobre os produtos e serviços disponíveis para que os fornecedores possam ampliar seus negócios e se preparar para fazer parte do time de empresas responsável pelos suprimentos do maior evento esportivo do mundo.

“Nossa capilaridade, com pontos de atendimento em todos os municípios brasileiros, e nossa segmentação, atendendo a todos os perfis de público, nos permite atender a necessidades dos micros, pequenos, médios e grandes fornecedores”, comenta José Ramos Rocha Neto, diretor do departamento de empréstimos e financiamentos do Bradesco.

Na ocasião foram apresentadas soluções de crédito para os mais variados fins, como ampliação de negócios, aquisição de máquinas e equipamentos, ampliação de frota, modernização da empresa, capital de giro, além de soluções de gestão de caixa, entre outros. “Mais do que patrocinador, o Bradesco quer ser o melhor parceiro dos fornecedores da Rio 2016”, conclui Neto.[www.rio2016.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira