Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/08/2013 - 09:52

Siemens fornecerá equipamentos e soluções de energia para projeto na Rússia

A Siemens foi a empresa escolhida para fornecer os principais componentes para uma usina elétrica que irá gerar eletricidade e calor à futura planta de produção de Gás Natural Liquefeito (GNL) de Yamal, no norte da Rússia. O escopo de fornecimento da Siemens inclui o projeto, a fabricação, os testes na fábrica, a instalação e o início da operação de oito turbinas industriais a gás SGT-800, bem como de nove transformadores. Quatro dessas turbinas também serão equipadas com unidades de recuperação de calor residual. A usina terá uma capacidade de 376 megawatts (MW).

O pedido foi feito pela empresa de engenharia russa Technopromexport (TPE), que é subsidiária integral da Rostec State Corporation. A TPE é uma empresa de engenharia, aquisição e construção que é reconhecida como vencedora do projeto acima com base nos resultados da licitação. Situada em terra, na parte ártica da Península de Yamal, no norte da Sibéria Ocidental, o projeto de GNL de Yamal destina-se a desenvolver os recursos de gás úmido da região de Yamal-Nenets. Os acionistas da sociedade anônima de capital aberto (OJSC, na sigla em inglês) Yamal LNG, operadora da planta, são a empresa de eletricidade russa Novatek (80%) e a francesa Total (20%).

A turbina industrial a gás SGT-800 da Siemens combina uma concepção robusta e confiável a baixas emissões e alta eficiência, sendo apropriada para condições climáticas rigorosas como as da parte norte do Círculo Ártico. “O projeto de GNL de Yamal é fundamental para a Siemens. É o maior pedido desse tipo de turbina a gás feito até hoje, e vislumbramos para o futuro um mercado bastante promissor, particularmente na Rússia”, afirmou Adil Toubia, executivo-chefe da Divisão de Petróleo e Gás da Siemens Energia.

Em 2010, o governo russo aprovou um plano abrangente destinado a desenvolver a produção de gás natural liquefeito na Península de Yamal. O projeto de GNL de Yamal foi escolhido como projeto-piloto e prevê a construção de uma planta de GNL com capacidade anual superior a 16 milhões de toneladas, baseada na matéria-prima do campo de South-Tambeyskoye, situado na parte nordeste da Península de Yamal. De acordo com as normas de reserva do Sistema de Gestão de Recursos Petrolíferos (PRMS, na sigla em inglês), as reservas comprovadas e prováveis do campo de South-Tambeyskoye em 31 de dezembro de 2012 foram calculadas em 907 bilhões de metros cúbicos de gás natural.

Grupo Siemens no Brasil -A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas em quatro setores: Industry, Energy, Healthcare e Infrastructure & Cities. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 8 anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com mais de 9 mil colaboradores, 14 fábricas e 7 centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados por todo o País.

O Setor Energy da Siemens é o fornecedor líder mundial de uma gama completa de produtos, serviços e soluções para a geração de energia em usinas termelétricas e renováveis, para linhas de transmissão de energia e para a extração, processamento e transporte de petróleo e gás. No ano fiscal de 2011 (encerrado em 30 de setembro), o Setor Energy registrou receitas de EUR24.9 bilhões e recebeu novos pedidos totalizando cerca de EUR31.8 bilhões e um lucro de EUR3.9 bilhões. Em 1 de outubro de 2011, o Setor de Energia tinha uma força de trabalho de mais de 82 mil.[www.siemens.com.br/energia].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira