Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/08/2013 - 10:18

Tons de verde ganham espaço

As previsões dos designers da BASF ganham vida na coleção atual de tendência de tintas automotivas. Relevância global, implementação regional.

Münster – Neste ano, a tendência global de cores da BASF, intitulada “Making Headway” (Fazendo Progresso, em português), prevê uma perspectiva positiva para o futuro. Progresso e intencionalidade estão caracterizando a disposição das cores no mundo automotivo. "Com as novas tecnologias, novos modelos e novos conceitos de mobilidade, uma mudança de valores está no horizonte. Neste contexto, o verde, como a cor do crescimento e de um novo começo, está desempenhando um papel fundamental", explicou Mark Gutjahr, chefe de design da BASF Europa.

Designers da BASF já identificaram essa tendência de cor em fases iniciais de pesquisa no ano passado, e agora o verde está ganhando seu espaço no cenário global. Depois de mais de uma década de poucas cores, em que a tendência nas estradas eram preto, prata, branco e, mais recentemente, marrom, o cenário automotivo está se tornando mais colorido.

O verde deixando sua imagem ecológica para trás-O fato de a cor verde garantir sua posição no futuro automotivo não decorre de sua conexão lógica com a ecologia e a imagem de natureza intocada. Os novos verdes que serão aplicados aos carros nos próximos três ou quatro anos estão fazendo questão de deixar sua imagem ecológica no passado. "Nós não estamos encontrando respostas às perguntas sobre mudança de valores da sociedade em uma visão romântica de 'volta à natureza', mas, sim, em soluções e tecnologias inteligentes", diz Gutjahr. Neste contexto, o verde representa novos valores como simplicidade, responsabilidade e individualidade, bem como harmonia e equilíbrio, que estão se tornando valores cada vez mais importantes na sociedade atual.

Tendência global com cores regionais-O cenário global está dando cada vez mais importância às questões da individualidade. O verde está definindo a tendência de cores automotivas ousadas e está reforçando um movimento em direção a cores baseadas em diferenciação. Por outro lado, em sua pesquisa, a equipe global de designers da BASF identificou diferenças regionais claras.

Mesmo que o tema verde seja globalmente relevante, suas manifestações na Ásia, América do Norte e Europa são muito variadas. O design na Europa é caracterizado pela sobriedade e qualidade, que se traduz em cores no portfólio equilibradas e detalhadas, ainda que arrojadas. Verde escuro e esmeralda exibem estruturas altamente complexas e efeitos usados de forma moderada. Verdes ricos são aprimorados por reflexos dourados.

Enquanto a Europa está experimentando a busca por novos valores, na Ásia, temas como a natureza, tranquilidade e harmonia têm um forte impacto sobre a gama de cores. Na Ásia, tons sutis, mas com muitas variações, são esperados no cenário automotivo. Por exemplo, tons pastéis vibrantes servem para compensar o cinza das grandes cidades.

A ampla gama de tendência de cores é claramente demonstrada pelo portfólio na América do Norte. Clareza e objetividade caracterizam as cores usadas neste caso. Além disso, a gama de cores do verde amarelado está desempenhando um papel cada vez mais importante com cores como "verde limão".

Tempo de mais cor - A ampla variedade de novos tons de verde também demonstra claramente que as cores automotivas têm agora mais espaço para flexibilidade. Novas categorias de efeitos, como por exemplo, fosco, irão se tornar ainda mais possíveis no futuro. Ao mesmo tempo, eles também irão representar novas necessidades, em termos de tecnologia e design. Gutjahr reconhece a oportunidade oferecida pela complexidade. "Novos métodos e pigmentos permitirão implementar inovações como o 'XSpark', nova categoria de efeito da BASF."

A utilização de novos pigmentos de efeito garante um brilho impressionante que causa um impacto mais claro, mais limpo e mais intenso do que todos os efeitos anteriores. Esse brilho diferente é particularmente eficaz na luz, o que tem um impacto elegante, sem ser exagerado. "O XSpark tem um grande potencial", explicou Gutjahr, compartilhando sua visão positiva sobre o futuro. “Já era tempo de vermos mais cores.”

Perfil - A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portifólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender as atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa estratégia corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de € 72.1 bilhões em 2012 e contava com mais de 110 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). [www.basf.com.br ]ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).

As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, € 3.7 bilhões em 2012 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de petróleo e gás). Na América do Sul, a BASF contava com mais de 7.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2012.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira