Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2007 - 12:59

Projeto Museu de Arte Jovem escolhe obras de estudantes apoiados pela Rhodia

Primeiro colocado, que será escolhido em dezembro, ganhará uma viagem cultural à França, país-sede da empresa.

São Paulo - O Projeto Museu de Arte Jovem está escolhendo as 80 melhores telas dos 400 estudantes apoiados pela Rhodia, nas quatro cidades onde a empresa tem unidades produtivas: Jacareí, Paulínia, Santo André e São Bernardo do Campo, todas no Estado de São Paulo.

Trata-se da primeira fase da exposição “A Biodiversidade Brasileira”, de trabalhos de pintura em tela confeccionados por esses estudantes, que são de escolas públicas municipais e estaduais. O júri responsável pela escolha das pinturas é composto por professores de educação artística, especialistas em artes plásticas e representantes da empresa. As 20 telas selecionadas em cada cidade serão expostas ao público nas semanas seguintes à escolha.

Na segunda fase, em 19 de dezembro, data em que a Rhodia completará 88 anos de implantação no Brasil, serão escolhidos os três melhores trabalhos, entre todas as cidades, sendo que o primeiro colocado ganhará uma viagem para a França, país-sede da empresa.

Inclusão Social - O Museu de Arte Jovem (MAJ), uma iniciativa pioneira no Brasil, tem o objetivo de promover a cidadania e incentivar arte e educação de adolescentes brasileiros em situação de exclusão social.

Supervisionados por voluntários e especialistas em artes plásticas, os estudantes foram desafiados a explorar áreas ligadas ao desenvolvimento sustentável como meio ambiente, biodiversidade, educação, preservação e melhor uso dos recursos naturais.

Participam estudantes de 12 a 17 anos, selecionados de acordo com os critérios que incluíram freqüência e participação em todas as disciplinas do currículo escolar, situação financeira e social e aptidão especial para artes plásticas.

Os estudantes desenvolveram atividades extra-curriculares semanais, num total de quatro horas, conduzidas por monitores especializados que ministraram aulas de técnica e história da arte e abordaram temas transversais como ética, cidadania, educação e desenvolvimento sustentável.

Este é o segundo ano do apoio da Rhodia ao Museu de Arte Jovem. Em 2006, a tela intitulada “O sentido do poder”, pintada pelo estudante Ivens Francisco Ribeiro, de 17 anos, da escola estadual Prof. Dorothóveo Gaspar Viana, de Jacareí (SP), foi escolhida como a melhor do projeto, dentre 300 obras de estudantes.

Como prêmio, Ivens ganhou uma viagem cultural à França, que ele realizou junto com sua mãe, em maio deste ano, com todas as despesas pagas pela empresa. Os segundo e terceiro colocados também são premiados, assim como os professores voluntários que orientam os três melhores trabalhos.

Cidadania e arte - Segundo Odete Duarte, diretora de comunicação da Rhodia América Latina, o apoio a esse projeto está alinhado às práticas de responsabilidade social da empresa, focada em projetos ligados à área educacional.

“O projeto contribui para complementar a formação educacional por meio da arte, enfocando temas que reforçam a prática da cidadania, melhoram a auto-estima e o aproveitamento escolar dos jovens. Ao mesmo tempo, é oferecida aos alunos uma atividade extra-curricular que os mantêm afastados da violência e das situações de risco”, diz ela.

Museu de Arte Jovem - O projeto, administrado pela empresa PróCultura e incentivado pela Lei Rouanet, teve início em 2002 com o objetivo de estimular adolescentes de escolas públicas de duas regiões de São Paulo a participar de um espaço de criação que utiliza a arte como expressão. Posteriormente, aumentou seu raio de ação para seis estados brasileiros, atingindo 20 municípios e beneficiando, em 2007, o total de 2100 alunos.

A Rhodia é um grupo químico internacional fortemente engajado no Desenvolvimento Sustentável. Líder em seus negócios, o grupo contribui para o crescimento dos seus clientes com sua performance operacional e capacidade de inovação. Estruturado em sete empresas, o grupo Rhodia é parceiro dos maiores players nos mercados automotivo, de pneus, eletrônicos, perfumes, saúde e beleza e no segmento de home care. O grupo emprega 16 mil pessoas no mundo e obteve faturamento de 4,8 bilhões de euros em 2006. As ações da Rhodia são cotadas na bolsa de valores de Paris (Euronext).O Espaço Cultural Renato Russo fica na 508 Sul e ficará aberto ao público de 19 de novembro até 20 de dezembro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira