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15/11/2007 - 13:07

IBBL planeja crescer 55% das exportações de bebedouros e refresqueiras no 2° semestre

A IBBL (Indústria Brasileira de Bebedouros Ltda.) espera um aumento de 55% em seu total de exportações neste segundo semestre. O crescimento é aguardado especialmente devido à entrada da empresa em dois novos importantes mercados: o dos Estados Unidos e o da Austrália, o que aumentou para 29 o número de países para os quais a IBBL vende bebedouros, purificadores de água, refresqueiras e máquinas especiais, como chocolateiras.

No mês de agosto houve um recorde de vendas de refresqueiras para o mercado externo. “Exportamos basicamente estas refresqueiras e maquinas especiais para América Latina, América Central e especialmente para os Estados Unidos. Para este sucesso trabalhamos muito na obtenção da certificação de nossos produtos nos mercados mencionados, particularmente no mercado americano que é um dos principais, senão o principal consumidor deste produto. Focando no aumento do volume de vendas, trabalhamos no desenvolvimento de clientes neste país que, em contrapartida deste alto quantitativo, nos exige em troca, alta qualidade em todas as refresqueiras aqui produzidas. O resultado de todo este trabalho reflete o grande resultado que estamos obtendo”, explica o gerente industrial da IBBL, Ricardo Müller.

Hoje, a exportação representa 17% no total de vendas da IBBL. Com a recente entrada nos Estados Unidos, a empresa caminha para atingir a meta de exportar metade da sua produção. Ela é a primeira fabricante brasileira de refresqueiras a conquistar os certificados NSF – National Sanitation Fundation – e UL – Underwriters Laboratories. O primeiro garante que todas as matérias-primas em contato com o alimento não ofereçam riscos à saúde, além de abordar higienização e manutenção de todas as partes do produto. O UL 471 refere-se à segurança, principalmente com a parte elétrica dos produtos. “É um mercado importante e que faz muitas exigências para empresas de outros países. Esses dois certificados, em especial, garantem aos consumidores dos Estados Unidos a qualidade dos nossos produtos”, completa Müller. Com a presença nos Estados Unidos, a IBBL espera dobrar a produção de refresqueiras em até um ano. O investimento para atingir a meta é de US$ 150 mil.

“Estamos buscando aumentar o volume de vendas nos mercados em que já atuamos, seja com novos clientes ou mesmo com a ampliação de nossa linha de produtos em mercados onde já estamos presente. Éramos conhecidos como exportadores somente de bebedouros, e hoje, estamos trabalhando de forma a oferecer toda a linha de produtos IBBL ou mesmo desenvolvendo novos produtos de acordo com a necessidade de nossos parceiros”, ressalta Muller.

Ele explica que na maioria desses países, a IBBL conseguiu entrar graças aos bebedouros, mas a idéia é apresentar toda a nossa linha de produtos.

Após começar a vendar para um determinado país, a empresa investe no produto que tem melhor saída. “As refresqueiras, por exemplo, têm melhor saída na América Latina e nos Estados Unidos, os principais compradores desses produtos. Esse direcionamento das vendas diminui os gastos com produtos que não são apreciados pelos consumidores regionais”, detalha.

Aposta nas exportações - A empresa possui uma forte atuação nas exportações desde 1996. De lá para cá, ela investiu cerca de US$ 3 milhões em tecnologia e certificações para tornar os produtos exportáveis para variados mercados. Com isso, a IBBL conseguiu vender para países da América Latina, Europa, África e Oriente Médio, além do recém-conquistado mercado norte-americano. “Mesmo com a taxa de câmbio se mantendo desfavorável às empresas exportadoras e com a forte concorrência dos produtos asiáticos, nossa marca tem conquistado o seu espaço principalmente por meio das linhas de máquinas especiais, purificadores e refresqueiras”, afirma o gerente de exportação.

Entre os principais produtos exportados pela empresa está o bebedouro PFQ, que possui a opção tanto de água fria quanto quente, em temperatura de 80ºC. Ele é bastante requisitado por países como Itália, Espanha e Portugal. Outro produto visado é o BDF, bebedouro desenvolvido para facilitar o uso por pessoas com necessidades especiais com acionamento por toque e em braile.

Perfil da empresa - Fundada em 1986, a empresa possui uma unidade fabril em Itu e gera mais de 100 empregos diretos e 3 mil indiretos. Ela se tornou uma das empresas líderes no mercado de produtos como purificadores de água, filtros, bebedouros, refresqueiras, além de máquinas especiais e industriais adequadas às mais diversas necessidades. | www.ibbl.com.br

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