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10/08/2013 - 09:45

Carreiras: de abacaxi a vacas. Qual é o seu produto?

Hoje eu resolvi trazer os conceitos da Matriz BCG para possam ser aplicados no gerenciamento da sua carreira profissional. Sem entrar em muitos detalhes, é importante citar que neste diagrama os produtos são classificados em quatro categorias.: Abacaxi: são aqueles que a participação de mercado está em queda e que consomem muitos recursos para serem mantidos.

Oportunidade: são aqueles que estão apresentando uma rápida expansão, mas que a participação de mercado está em queda.

Estrela: São aqueles onde está havendo uma rápida expansão e há uma alta participação de mercado, mas que exige altos investimentos para serem mantidos.

Vaca leiteira: são aqueles onde o crescimento de mercado é lento, mas gradual e que apresentam como característica marcante a alta rentabilidade.

Enquanto profissional, você tem um produto a oferecer: o seu trabalho, ou melhor, soluções. Só que você precisa lembrar que, via de regra, o mercado está cheio de outros “fornecedores de soluções” e que você precisa desenvolver estratégias específicas para se manter em um mercado tão competitivo.

E para que você possa desenvolver essas estratégias é importante conhecer o que está oferecendo, o que o mercado está exigindo, o que está faltando ou o que está sendo oferecido ainda de forma modesta.

Uma boa dica é fazer uma análise realista do que você está oferecendo. E depois, responda: As soluções que você está disponibilizando são abacaxi, oportunidade, estrela ou vaca leiteira?

Se você entende que o seu produto é um abacaxi, o ideal seria substitui-lo o quanto antes. Esqueça o passado, seja um empreendedor.

Se você o classifica como oportunidade, deve dar mais atenção, estudar e assim desenvolvê-lo.

A classificação é estrela? Ótimo, mas lembre-se que deve continuar investindo, pois a meta é ter produtos classificados como “vaca leiteira”.

Suas soluções são vaca leiteira? Parabéns! Você está sendo rentável para você mesmo e produtivo para o seu cliente. Mas fique atento, o mercado vive em constante mudança e você deve acompanhar esse dinamismo.

Saiba que todos os produtos, incluindo os seus, apresentam o ciclo de vida. Mesmo que em espaços de tempos diferentes, quase todos tem começo, meio e fim, mas que a duração de cada intervalo depende das intervenções que sejam realizadas.

Destaco que alguns teóricos afirmam que a melhor opção é ter produtos estrelas, mas que o meu intuito aqui não é discutir sobre este tema ou gerar polêmica. É tão somente despertar a necessidade de investir na carreira, sendo essa sim uma condição sine qua non para se manter atuante no mercado.

Então, vaca leiteira ou estrela, você escolhe, mas evite viver apenas plantando e colhendo abacaxis. Você merece muito mais que isso.

Portanto, haja e seja feliz.

.Por: Odilon Medeiros – Consultor em gestão de pessoas, palestrante, professor universitário, mestre em Administração, especialista em Psicologia Organizacional, pós-graduado em Gestão de Equipes, MBA em vendas. Contato: [email protected] |www.odilonmedeiros.com.br.

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