Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/08/2013 - 09:45

Angus terá 5º Curso de Cabanheiro na Expointer 2013

Ao todo serão 30 vagas disponíveis até o início do curso.

As vagas já estão abertas para o 5º Curso de Cabanheiro promovido pela Associação Brasileira de Angus, que acontece nos dias 22 e 23 de agosto, durante a Expointer 2013. Trata-se do único curso de preparação de cabanheiros da América Latina, com o objetivo de qualificar profissionais para atuar na área de forma eficiente e competitiva, além de incentivar novos criadores a investir em animais da raça, podendo participar das exposições.

O Curso de Cabanheiro, que já contou com quatro edições anteriores realizadas em Esteio (RS) e Avaré (SP), já capacitou mais de 150 profissionais. Para esta quinta edição espera-se que em torno de 30 pessoas se inscrevam, interessadas em aprimorar seus conhecimentos sobre as práticas e técnicas de preparação de uma cabanha e seus animais para exposição.

Distribuído em dois dias entre aulas práticas e teóricas, o curso será ministrado pelos criadores Luis Felipe Cassol (Cabanha da Corticeira – São Borja, RS) e Átila Dornelles (Cabanha Olhos D’água – Alegrete, RS). Os produtores vão ensinar aos alunos como tocar uma cabanha, desde a escolha dos terneiros até a exposição dos animais nas principais feiras. Isso engloba técnicas de preparação dos animais para exposição, manejo sanitário, nutricional, apresentação do animal em pista e postura do cabanheiro, além do trabalho diário de amansar e treinar o animal para a pista de julgamento.

“O cabanheiro é a vitrine da cabanha que ele está representando, tem que estar tudo dentro do padrão para que o jurado avalie somente a genética do animal. Ele tem que conhecer o seu animal para que na hora da apresentação ele consiga evidenciar as virtudes tanto do macho como da fêmea angus que estiver puxando”, afirma Cassol, que tem 15 anos de ofício e acredita que dentro de um ano, com dedicação e força de vontade, qualquer um pode se tornar um bom cabanheiro e preparar uma cabanha competitiva.

“O nosso curso é o início da formação de um profissional, mas ele precisa gostar do que faz para se dedicar e ficar bom nesta área de atuação. A ideia do curso é proporcionar conhecimento para que todos tenham capacidade de apresentar os animais nas principais exposições e deixar que o jurado avalie somente a genética do animal”, ressalta Cassol.

A 36ª Expointer, principal exposição agropecuária do Rio Grande do Sul, acontece de 24 de agosto a 1º de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira