Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/08/2013 - 08:28

Quase 100% da população mundial sentirá dores na coluna em algum momento da vida

Chega perto de 100% o número de pessoas que sofrerá com dores na coluna em algum momento da vida. Essa constatação é do especialista em coluna do Hospitalys, Dr. Paulo Ramos, que acrescenta que, destas, 80% precisarão recorrer a remédios ou tratamentos médicos para tratar a lesão. O médico explica que as dores decorrem de atividades comuns do dia-a-dia e que, nos últimos anos, este problema vem crescendo cada vez mais. As principais causas podem ser a má postura, o uso inadequado de tênis, a sobrecarga, a permanência na mesma posição por muito tempo ou a falta de prática de exercícios, levando, assim, a sérios riscos à saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que 60% das pessoas que sentem dores não procuram assistência médica para diagnosticar sua causa, não tendo assim, o tratamento adequado. A busca por tratamentos paliativos pode complicar ainda mais a lesão, já que melhora as dores apenas por tempo determinado, sem curá-las.

- O indivíduo deve estar atento caso a dor persista ou aumente, já que, embora não pareça ser um problema sério, a dor na coluna pode ser consequência de lesões, como artrose, lombalgia aguda ou crônica, artrite reumatoide, Síndrome de Reiter,osteoporose ou mieloma múltiplo, por exemplo - afirma Dr. Paulo

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar sofrer com esse mal. Dr. Paulo Ramos indica que sentar sempre com os pés apoiados no chão, escorar as costas no encosto da cadeira, segurar o telefone com a mão ao invés de inclinar a cabeça para apoiá-lo no ombro, fazer alongamentos ao acordar e saber escolher o colchão são atitudes fundamentais para o bem-estar pessoal.

- Os cuidados com a postura devem ser constantes. Ao dirigir, por exemplo, as costas precisam estar apoiadas no encosto; em motos, os braços devem ficar mais esticados, para que as costas fiquem retas; para dormir, o travesseiro não deve ser muito alto. São medidas simples que podem prevenir o aparecimento de dores e até lesões – descreve o especialista em coluna.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira