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15/08/2013 - 07:55

Presidente da Renault do Brasil recebe o título "Cidadania ACP" da Associação Comercial do Paraná

O presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet, recebeu no dia 14 de agosto (quarta-feira), das mãos do presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson José Ramon, o título “Cidadania ACP ”. A distinção é concedida a personalidades que se destacam no mundo dos negócios e que tenham contribuído para o desenvolvimento econômico do Paraná.

“É motivo de muito orgulho e uma grande honra receber esta homenagem. O título “Cidadania ACP” tem um significado muito especial para todos nós da Renault, pois temos orgulho de ser uma empresa paranaense”, destacou Olivier Murguet. A homenagem, realizada na sede da ACP, contou com a presença de diversas autoridades públicas estaduais e municipais, empresários e convidados.

Após a cerimônia, Olivier Murguet falou aos convidados sobre o mercado automotivo brasileiro, a trajetória e os investimentos da Renault nestes últimos 20 de presença no País, já investiu mais de R$ 6 bilhões. O executivo destacou que, desde 2011, o Brasil é o 2º maior mercado da marca dentro do Grupo, superado só pela França. “No último mês de julho, nossa participação de mercado brasileiro foi de 7,3% um recorde! Com isso nos consolidamos como a 5ª marca do Brasil”, observou.

No Complexo Industrial Ayrton Senna, localizado em São José dos Pinhais, a Renault produz atualmente os modelos os modelos Sandero e Sandero Stepway, Duster, Logan e Master. No atual ciclo de investimentos de R$ 1,5 bilhão (de 2010 a 2015), R$ 500 milhões foram investidos para ampliar a capacidade produtiva, que passou para 380.000 unidades anuais, um aumento de 100.000 carros por ano.

Hoje, a Renault conta com mais de 6.500 colaboradores diretos e espera contratar mais de 500 até o final deste ano. Além disso, são gerados outros 25.000 postos indiretos no setor automotivo, só no Paraná. A Renault é hoje a maior exportadora do Paraná. Foram R$ 2,3 bilhões de exportações, num total de 52,4 mil carros e 135 mil motores em 2012, além de peças e assessórios para diversos países da América Latina, África e Europa. A montadora é hoje também uma das maiores arrecadadoras de Impostos do Paraná.

Na área comercial, a montadora tem por objetivo ampliar em 17% a sua rede comercial, alcançando 275 concessionárias, abrangendo 83% do território nacional. “Acreditamos muito no potencial do mercado brasileiro, que foi de 3,6 milhões de veículos no ano passado, e deve chegar a 4,5 milhões até 2017. Nosso objetivo neste ano é continuar crescendo acima do mercado e, até 2016, alcançar 8% de participação do mercado”, disse.

Murguet destacou também a importância para as empresas em contar com a parceria do poder público. “Posso afirmar que este governo sempre esteve próximo e sensível às necessidades da iniciativa privada”. Murguet citou o exemplo do Programa Paraná Competitivo, que visa o incentivo à competitividade e o desenvolvimento econômico de nosso estado.

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