Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/08/2013 - 07:42

Into inaugura setor de coleta e transfusão de sangue

Doação contribuirá para o aumento da reserva de sangue destinada aos pacientes que passarão por cirurgias ortopédicas.

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) inaugurou, no dia 15 de agosto (quinta-feira), o Hemointo, unidade própria de coleta e transfusão de sangue. A novo setor terá a capacidade de atender, inicialmente, 30 doadores por dia e contribuirá para o aumento da reserva sanguínea necessária para atender os pacientes que passarão por cirurgias ortopédicas de Média e Alta complexidade.

A unidade também fará a coleta de doador autólogo, ou seja, o paciente poderá doar para ele próprio em um período anterior à cirurgia. Esse tipo de doação pode ser feita no caso de pacientes em bom estado clínico que precisam fazer artroplastias primárias - para a colocação de próteses de joelho e de quadril -, procedimentos de maior volume e necessidade de sangue no hospital.

“Esta nova unidade do Into em parceira com governo do Estado é uma conquista para toda a população, principalmente as que necessitam de cirurgias mais complexas, aquelas que exigem grande esforço de equipe, materiais, insumos e também de sangue. O Hemointo tem capacidade para atender mais e melhor os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), esforço do Ministério da Saúde”, afirmou o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães.

O secretário disse ainda que, a iniciativa de cada hemocentro estadual em criar os hemonúcleos e agências transfusionais, facilita o acesso dos doadores. “O Ministério da Saúde tem investido no crescimento da doação e na qualidade do sangue, evitando o desperdício do sangue doado, atendendo cada vez mais o paciente”, completou.

O Into realiza, em média, 50 cirurgias por dia com a necessidade de, pelo menos, a reserva de uma bolsa de sangue por paciente para garantir a realização dos procedimentos de grande porte no joelho, quadril e coluna. Dependendo da operação, o paciente pode precisar de até quatro bolsas de reserva como ocorre em algumas cirurgias de coluna.

Hemointo - O Hemointo foi preparado de acordo com as normas técnicas da Vigilância Sanitária. O setor conta com 25 profissionais e funciona no térreo, próximo ao ambulatório. O local dispõe de recepção e salas de entrevista e de coleta, que poder ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas. Com o apoio do Hemorio, o sangue doado será encaminhado inicialmente para a unidade fazer o processamento e os exames sorológicos e imunohematológicos.

“O banco de sangue é um espaço para facilitar a doação para os pacientes que vão operar no Into. Eles poderão trazer os voluntários e também doar o próprio sangue para a cirurgia. Esperamos aumentar a oferta de sangue e reduzir a necessidade de suspensão de cirurgias por falta de hemoderivados. No entanto, já registramos este ano um aumento de 48% no número de cirurgias”, afirma o diretor geral do Instituto, Marcos Musafir.

Para fazer uma doação, o voluntário deve apresentar um documento oficial de identidade com foto (original), ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde.

Não é necessário estar em jejum. Recomenda-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas. |.Maria Beatriz Fafiães, da AgªS/Into.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira