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17/11/2007 - 11:01

FestCafé vai movimentar mercado mundial do café

O evento, que será realizado na Serraria Souza Pinto, em BH, marcará a mudança de paradigma de comercialização do café.

Entre os dias 20 e 22 de novembro, Belo Horizonte será a capital mundial do café. Durante este período, será realizado o FestCafé – International Coffee Meeting - megaevento de negócios do mercado cafeeiro mundial, que terá as presenças de compradores internacionais, exportadores, produtores, profissionais da área de alimentação, comerciantes, cooperativas, além de interessados pela bebida café.

O FestCafé é uma realização do Conselho Nacional do Café (CNC), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Governo de Minas Gerais e tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Uma vasta programação foi desenvolvida para atender desde o exportador até os apaixonados pelo produto.

Além de mostrar as razões pelas quais o consumidor criou uma nova relação com o cafezinho do dia-a-dia (produto mais sofisticado e com maior valor agregado), o evento pretende aproximar produtores e compradores internacionais. Será a primeira vez que essas duas pontas da cadeia produtiva estarão lado a lado em uma feira de negócios no Brasil. “O café é emblemático em Minas Gerais e é um símbolo no mundo, queremos valorizar esse emblema e fazer que esta seja apenas a primeira edição de uma série anual do FestCafé, através da qual apresentaremos os cafés de Minas para o mundo,” afirma o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues.

Um exemplo que mostra as conseqüências do cenário atual do mercado de café é o fato de que o produto, que é a segunda commodity do mundo, atrás apenas do petróleo, rende aos países produtores só 8% de todo o dinheiro movimentado mundialmente. Os outros 92% ficam com o resto da cadeia produtiva. Por isso, o FestCafé possibilitará a valorização do produto ao promover a aproximação de produtores e compradores.

Vitrine da Safra - Outro destaque da programação do evento é a Vitrine da Safra. Oportunidade para as cooperativas, associações e produtores de várias partes do Brasil apresentarem e comercializarem os cafés para o mercado internacional. "O FestCafé vem preencher uma lacuna que é a promoção dos Cafés do Brasil para o mercado internacional e seu grande diferencial é exatamente a realização da Vitrine da Safra - a primeira a ser realizada no país - que mostrará a qualidade e as diferenciações do nosso café para o mercado comprador externo", explica Walderez Valforte, idealizadora e uma das coordenadoras do FestCafé.

Feira do Café - Já na Feira do Café, serão mostrados e comercializados produtos de qualidade diferenciada para o segmento de café-bebida, como máquinas, equipamentos, produtos e serviços. Haverá também Leilão dos melhores cafés classificados no IV Concurso de Qualidade Cafés de Minas e cerimônia de premiação dos vencedores.

Profissionais da área de alimentação, comerciantes e interessados pela bebida café poderão participar de cursos de preparo de café, barismo, latte art, eventos culturais, gastronomia e conhecer artesanatos do café, com produtos feitos com matéria-prima de resíduos da cafeicultura.

Cenário - O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e está em vias de se transformar no maior consumidor do produto. O estado de Minas Gerais, maior produtor de café do país, produz mais que o atual segundo colocado mundial: o Vietnam. É nesse cenário que será realizado o grande evento de negócios da cadeia cafeeira brasileira.

Dados sobre a indústria brasileira de café: - Atualmente, segundo avaliações do governo federal, cerca de 8,4 milhões de pessoas estão envolvidas direta ou indiretamente com o mercado de café em nosso país.

- Entre maio/2006 e abril/2007, a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) registrou o consumo de 16,9 milhões de sacas no Brasil, o que representa um acréscimo de 5,81% em relação ao período anterior correspondente (maio/05 a abril/06), quando a demanda apurada havia sido de 15,95 milhões de sacas. No fechamento de 2007, a Abic tem a expectativa de que o consumo interno evolua para 17,4 milhões de sacas.

- Cada brasileiro consome cerca de 73 litros de café por ano, ou seja, 5,52 kg de café em grão cru ou 4,41 kg de café torrado, o que registra uma evolução de 4,5% entre maio/2006 e abril/2007.

Organização Internacional do Café - O consumo por habitante/ano do Brasil (5,52 kg/hab/ano) é muito semelhante ao consumo de países como a Alemanha (5,86 kg/hab/ano), a França (5,07 kg/hab/ano) e a Itália (5,63 kg/hab/ano), que estão entre aqueles que apresentam o maior consumo per capita em todo o mundo, segundo dados da OIC.

- O consumo mundial, segundo a OIC, cresce apenas 1,5% ao ano, na média. No Brasil, o consumo interno evoluiu 23,3% desde 2003, de 13,7 milhões de sacas para os atuais 16,9 milhões. O mercado brasileiro também representa 14% da demanda mundial, e 39% do consumo de toda a Europa, incluindo-se os 30 países do leste europeu.

- As vendas do setor no Brasil devem alcançar R$ 6,7 bilhões, em 2007, contra R$ 5,4 bilhões em 2006.

Serviço FestCafé – International Coffee Meeting, acontece de 20 a 22 de novembro, dia 20 - das 10 às 22 horas; dia 21- das 14 às 22 horas; dia 22 das 14 às 22 horas. Entrada gratuita: www.festcafe.com.br

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