Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/08/2013 - 09:03

Light alerta para riscos de acidentes na Semana Nacional de Segurança promovida pela Abradee


A construção e manutenção predial lideram o ranking de acidentes na rede elétrica no país.

De acordo com da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), em 2012, o Brasil registrou 818 casos de pessoas que se acidentaram por contato com os fios da rede elétrica, resultando em 293 mortes. Em 2011 foram registrados 856 acidentes e 315 mortes. Para alertar a população sobre riscos de acidentes na rede elétrica, a Abradee, em parceria com 50 distribuidoras de todo o país, realiza a VII Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica, de 12 a 19 de agosto.

A Light, que atende 31 municípios em sua área de concessão no Estado do Rio de Janeiro, inclusive a capital, participa da Semana Nacional de Segurança, com ações que visam diminuir essa estatística. A companhia intensificou, desde o último dia 12, a divulgação de dicas de segurança nas redes sociais e a distribuição de cartilhas para os clientes nas agências comerciais da empresa. O objetivo é alertar, mais ainda, as pessoas sobre os cuidados que devem ser tomados para prevenir acidentes. Além disso, as crianças que visitarem a Centro Cultural da Light e o Museu da Energia, na sede da empresa, assistirão a palestras e peça teatrais sobre o tema.

Entre os quatorze tipos de ocorrências registradas, a construção e manutenção predial lideram o ranking de acidentes na rede elétrica no país. A Light registrou em sua área de concessão, de janeiro a maio de 2013, 87 interferências acidentais de terceiros na rede de média tensão, que deixaram cerca de 160 mil clientes sem energia. Ano passado, foram 171 casos registrados, interrompendo o fornecimento de energia para mais de 313 mil consumidores. Os casos mais comuns são vergalhões que acidentalmente encostam na fiação elétrica, manuseio indevido de fios e atividades em andaimes muito próximos à rede.

A Light ressalta ainda os riscos de balões e pipas próximas à rede elétrica. Só no ano passado, aproximadamente 75 mil clientes da Light ficaram sem luz devido a 29 ocorrências envolvendo balões na rede elétrica da companhia. Além de interferir no fornecimento de energia, a prática de soltar balões também pode provocar incêndios e mortes. Entre janeiro e março de 2013, 166 ocorrências de pipa na rede deixaram 280 mil clientes da Light sem energia. Ano passado, 670 casos atingiram mais de 1 milhão de consumidores. A Zona Norte e a Baixada Fluminense são os locais com maior freqüência desses casos. “A população não pode entrar em contato com a rede elétrica porque é muito perigoso, podendo até matar. Se balões e pipas encostarem, ou enroscarem, na fiação elétrica, a pessoa deve comunicar a ocorrência para a Light pelo telefone 0800-021-0196”, destaca Alexandre Pereira, gerente de operação da empresa.

Seguem as principais dicas da campanha da Semana Nacional de Segurança .Antena de TV: instalar antena perto da rede elétrica é perigoso. Para instalar ou consertar antenas, escolha um local longe dos fios da rede elétrica e espere o tempo ficar bom. Se a antena cair, não tente segurá-la ou recuperá-la. Para evitar acidentes, consulte um profissional qualificado.

Pipa: empinar pipa perto da rede elétrica é perigoso. Pode matar. Procure sempre locais bem afastados da rede elétrica para empinar pipas. Além disso, não use fios metálicos ou cerol e não tente soltá-la, caso fique presa. Oriente os seus filhos, fique de olho, para a brincadeira ser sempre segura.

Construção ou Manutenção Predial: construir ou reformar perto da rede elétrica é perigoso. Nunca coloque vergalhões, barras de ferro, arames e outros materiais próximos à rede elétrica na hora de construir ou reformar. Para evitar acidentes, consulte sempre um profissional capacitado.

Ligação Clandestina: furtar energia é perigoso e ilegal. Quem faz ligação clandestina corre risco de morte e coloca a vida de outras pessoas em risco. Mantenha distância dos fios partidos ou caídos e não suba em postes da rede elétrica.

Quem quiser denunciar suspeitas de furto de energia ou informar qualquer movimentação estranha próxima à rede elétrica da companhia, os canais de comunicação da Light são os seguintes: .Disque-Light Emergência, que funciona 24h por dia no número 0800 021 0196 |.Agência Virtual www.light.com.br |. Redes Sociais (twitter.com/lightclientes e facebook.com/lightclientes) |Os dados do denunciante são mantidos em sigilo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira