Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/08/2013 - 09:17

Brasil volta a receber uma das orquestras mais importantes em atividade do mundo

A Filarmônica de Israel, sob a batuta do maestro Zubin Mehta.Cinco anos após a última apresentação no país, eles voltam para seis concertos, sendo o primeiro amanhã, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O já lendário maestro Zubin Mehta, 77 anos e a Orquestra Filarmônica de Israel chegaram no dia 16 de agosto (sexta-feira), ao Brasil, que faz parte de sua turnê América do Sul 2013. Depois de passar por Colômbia e Peru, realizam o primeiro concerto no país amanhã, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com um programa que terá Mozart (Sinfonia nº 40 em sol menor K. 550) e Mahler (Sinfonia nº 5 em dó sustenido menor).

No domingo, sob a batuta de Zubin Mehta, a Orquestra Filarmônica de Israel promete encantar o público de Campinas, com um concerto gratuito às 20h, na Praça Arautos da Paz, onde já tocaram em 2005 para um público estimado em 40 mil pessoas. Depois, se apresentam no Theatro Municipal de Paulínia (19/08), na Sala São Paulo (20 e 21) e no Theatro Pedro II em Ribeirão Preto (22/08), finalizando a turnê pela América do Sul passando ainda pela Argentina e Chile. Imagem

A Orquestra Filarmônica de Israel foi fundada em 1936 pelo grande violinista Bronislav Huberman e em seu concerto inaugural, no dia 26 de dezembro do mesmo ano, foi regida pelo lendário Arturo Toscanini. Desde então, a orquestra tem feito inúmeras turnês, encantando plateias por todo o mundo. Em Israel, apresenta aproximadamente 150 concertos por ano, servindo às populações de Tel Aviv, Jerusalém, Haifa, entre outras cidades. Suas séries de assinatura têm um público fixo de mais de 30.000 pessoas, um número extraordinário se comparado ao público de qualquer grande orquestra do mundo e especialmente tendo em vista a pequena população de Israel.

Zubin Mehta foi nomeado conselheiro musical da Orquestra Filarmônica de Israel em 1969 e em 1981 tornou-se Diretor Artístico vitalício. Depois dele, Leonard Bernstein tornou-se Regente Honorário em 1988, e o Maestro Kurt Mazur foi nomeado Principal Regente Convidado Honorário, devido ao grande sucesso do seu trabalho à frente da orquestra em 1991. A partir da temporada 2011-2012, o maestro italiano Gianandrea Noseda tornou-se o principal maestro convidado da Orquestra Filarmônica de Israel.

O indiano Zubin Mehta nasceu em 1936, mesmo ano de fundação da Filarmônica de Israel, que regeu pela primeira vez em 1961, quando tanto ele quanto a orquestra tinham 25 anos. Uma ligação estreita se manteve desde então. Durante todas as crises e guerras em Israel, Mehta não hesitou em cancelar seus outros compromissos e correr para estar junto com a orquestra, encorajando-a com concertos especiais nas linhas de frente, na fronteira libanesa e em muitas comemorações nacionais, como o concerto em Massada, em outubro de 1988, quando regeu a Sinfonia no. 2 "Ressurreição" de Mahler. Entre concertos, gravações e turnês, Zubin Mehta já regeu milhares de concertos da Orquestra Filarmônica de Israel, nos cinco continentes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira