Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2013 - 07:44

O Globo lança acervo com 88 anos de cobertura jornalística


Cerca de 2 milhões de páginas estarão disponíveis para os leitores. Ferramentas diferenciadas facilitarão a busca por conteúdo, trazendo a matéria pesquisada.

O Jornal O Globo lançou no domingo, dia 18 de agosto, um novo site com o conteúdo jornalístico completo desde sua fundação, em 1925. São cerca de dez milhões de matérias digitalizadas em quase dois milhões de páginas que estarão disponíveis exatamente como foram editadas e diagramadas pelo jornal na ocasião em que foram publicadas. Uma verdadeira enciclopédia de história reunirá 88 anos de cobertura jornalística em um site vivo e dinâmico. A pesquisa será diferenciada e contará com ferramentas que possibilitarão ao leitor uma busca refinada de conteúdos por meio de palavras-chave, datas e outros filtros, trazendo como resultado o recorte do material pesquisado.

Com acesso gratuito por tempo limitado, a novidade promete agregar ainda mais conteúdo e informação de qualidade aos leitores do GLOBO no endereço acervooglobo.com.br. A seção “Em Destaque” valorizará ao máximo o rico material produzido pelo jornal ao longo de 88 anos de história. O objetivo é conectar os fatos do dia a dia com o arquivo do Globo. Com isso, o leitor poderá lembrar que, assim como aconteceu recentemente a Jornada Mundial da Juventude, nos anos 50, um outro evento católico, mobilizou a cidade: o Congresso Eucarístico Internacional.

Na seção “Rio de Histórias”, fatos marcantes da história do Rio de Janeiro serão revelados pelos colunistas do Globo, convidados para serem curadores do espaço que será organizado por décadas, de 1920 a 2010. Luiz Paulo Horta assina os anos 20; George Vidor, os anos 1930; João Máximo, os anos 40; José Casado, os anos 50; Zuenir Ventura, os anos 60; Artur Xéxeo, os anos, 1970; Arthur Dapieve, os anos 80; Flavia Oliveira, os anos 90; Ancelmo Gois, os anos 2000; e Agostinho Vieira, os anos de 2010.

Frases marcantes de personalidades, fotogalerias e charges fazem parte do conteúdo exclusivo e inédito que o Globo oferecerá ao público. Declarações de personalidades publicadas pelo jornal, como citações de presidentes, escritores e personalidades, como Stevie Wonder e Woody Allen terão espaço no acervo. As fotogalerias também irão enriquecer a experiência dos leitores relembrando algumas mudanças urbanas que marcaram o Rio de Janeiro. Entre elas, a construção do Aterro, Túnel do Joá e urbanização da Barra.

Em Charges e Humor, o melhor da produção de chargistas, cartunistas, desenhistas e humoristas que passaram — e ainda passam — pelas páginas do Globo. Destaque para a primeira charge do jornal, de Raul Pederneiras, um dos caricaturistas mais famosos da República Velha.

"O diferencial do Acervo O Globo é que ele já nasce dinâmico. A seção Em Destaque reúne matérias produzidas diariamente pela redação do Globo, estabelecendo uma relação entre um fato atual e uma notícia análoga do passado. É um documento vivo. A ideia é privilegiar a experiência dos internautas, ampliando o acesso da sociedade ao conteúdo histórico. Quem consultar o Acervo terá acesso não somente aos fatos marcantes dos últimos 88 anos, mas também poderá compartilhar frases de personalidades, acessar fotogalerias e saber mais sobre a História do Rio de Janeiro na seção "Rio de Histórias", afirmouSandra Sanches, diretora da Unidade O Globo.

Agência: DM9Rio | Cliente: O Globo | Titulo: Acervo | VP de Criação: Álvaro Rodrigues | Direção de Criação: Diogo Mello | Criação: Álvaro Rodrigues, Diogo Mello, Otto Pajunk, Guilherme Cunha, Oswaldo Sá | Atendimento: Polika Teixeira, Ricardo Zanella, Camila Hamaoui, Andrea Carneiro | Mídia: Renato Fachim, Aline Freitas. | Gerente de Projeto: Eduardo Grandelle | Fotografia: Acervo O Globo | Produtora de Vídeo: Nuts Locomotyva | Produtora de Web: 3Bits | Aprovação/Cliente: Sandra Sanches, Fernanda Araújo e Priscila Zamponi.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira