Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2013 - 08:26

Manufatura e desenvolvimento de produto como fonte de competitividade e inovação


O processo de desenvolvimento de produto deve ser suficientemente robusto e capaz para que cada componente de um veículo interaja de forma perfeita com os demais componentes montados ao seu redor. Cada componente deve ser projetado para que, dentro das suas tolerâncias dimensionais de fabricação, tenha um funcionamento perfeito no veículo, livre de ruídos, vibrações e outros efeitos indesejados, além de proporcionar um excelente acabamento.

Para que essa harmonia ocorra, a manufatura deve cumprir o seu papel no processo, fabricando e montando com esmero cada componente em cada um dos postos de trabalho. Antes disso, o desenvolvimento do processo de fabricação deve ser robusto o suficiente para que a manufatura, propriamente dita, alcance o seu objetivo.

O detalhe é que não se faz um veículo com processos isolados de projeto, fabricação e montagem. Cada etapa desse processo deve interagir com a anterior e com a subsequente, a fim de facilitar o processo como um todo e reduzir custos indesejados, quero dizer, aqueles que podem ser evitados na maioria das vezes.

Essa interação é a principal responsável pela entrega de um excelente veículo na ponta da linha. Os veículos automotores são produzidos em escala industrial há mais de um século. Ano após ano, engenheiros e técnicos buscam novas soluções para resolver e principalmente evitar que ocorram problemas na produção. Muitas soluções são simples de serem aplicadas. Outras nem tanto, dada à complexidade crescente dos veículos, especialmente nos dias atuais em que o consumidor procura, cada vez mais, novos dispositivos que facilitem a sua vida na condução do veículo.

Situações complexas requerem soluções inovadoras, capazes de resolver as dificuldades sem onerar o processo produtivo. Felizmente as montadoras têm obtido êxito justamente pela inovação e se mantido competitivas no mercado.

Se o projeto e o desenvolvimento do veículo não estiverem alinhados com o processo de fabricação e este, por sua vez com a manufatura dos veículos, as dificuldades encontradas poderão afetar não só a qualidade do produto, como também a competitividade da montadora no mercado. Esta interação em busca da competitividade e da inovação é o tema do debate no Painel de Manufatura do Congresso SAE BRASIL, dia 8 de outubro, em São Paulo.

. Por: Leonardo Macarrão Jr. dirige o Comitê de Manufatura, Qualidade e Logística do Congresso SAE BRASIL 2013. |22º Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, de 7 a 9 de outubro de 2013, das 8h30 às 20h30, na Expo Center Norte/Pavilhão Azul - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo. [Painéis Manufatura, Qualidade e Logística] dia 8, a partir das 9h, Auditório Jaçanã 3.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira