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20/08/2013 - 08:26

Treinar vendedores também é função do franqueado

Pesquisa realizada recentemente por uma consultoria especializada no desenvolvimento de redes de negócios traçou o perfil das franquias espalhadas pelo país. Ao mapear 132 empreendedores do setor, o estudo concluiu que a maioria é de homens, tem entre 26 e 35 anos e possui ensino superior completo. Mas será que esses franqueados sabem como montar uma equipe de vendedores e fazer com que tenham bom desempenho logo no início?

Ao optar por iniciar um negócio como franqueado, o proprietário imagina que receberá um pacote completo da rede, com assistência de marketing, orientação sobre os produtos, serviços e toda a estrutura necessária. Porém um item importantíssimo e vital para a sobrevivência de um negócio está no treinamento do time de atendimento. Ou seja, na gestão de pessoas.

Normalmente a rede de franquias oferece todas as condições para treinamento das equipes, com consultores e profissionais da área do empreendimento. Mas isso ainda é pouco no que diz respeito à gestão de funcionários. Nesse sentido, o franqueado precisa também se responsabilizar e criar estratégias que aprimorem esse treinamento.

Pesquisa realizada recentemente por uma consultoria especializada no desenvolvimento de redes de negócios traçou um perfil das franquias espalhadas pelo país. Ao mapear 132 empreendedores do setor, o estudo concluiu que a maioria é de homens, tem entre 26 e 35 anos e possui ensino superior completo. Mas será que esses franqueados sabem como montar uma equipe de vendedores e fazer com que tenham bom desempenho logo no início?

Para exemplificar a importância do franqueado na gestão de profissionais, podemos citar as redes de fast-food, que, mesmo no caso das gigantes do setor, têm grande disparidade na qualidade do atendimento entre uma unidade e outra. E é exatamente essa diferença o fator que nos faz escolher qual lugar frequentar e que pode inclusive comprometer o próprio nome da marca.

O segredo do sucesso de um negócio está nas pessoas, são elas que fazem a diferença. Ao comprar uma franquia, o empreendedor ganha tempo, pois já ganha muito com a fidelização de uma marca. No entanto, ele precisa cuidar da fidelização de sua loja ou empresa e utilizar todos os recursos possíveis para isso.

Os franqueados não devem se esquecer de respeitar a “cartilha” da rede. Dependendo do modelo de negócio, é preciso seguir uma série de procedimentos pré-estabelecidos pela franquia. E é em cima disso que o empreendedor precisa fazer a gestão eficiente das pessoas, o que envolve também investimento em contratação e em treinamentos.

. Por: Carlos Cruz, vendedor profissional, treinador de vendas e diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas). Atua com foco na formação profissional de vendedores e gestores de vendas. [www.ibvendas.com.br].

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