Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2007 - 11:16

Questão Racial

Evento promove debates para marcar o Dia da Consciência Negra.

O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no Brasil em 20 de novembro, simboliza a luta pela liberdade dos afrodescendentes e pela igualdade racial na sociedade brasileira. Os principais propósitos desta data são sugerir o debate de questões e propor reflexões acerca do papel do negro na formação histórica, social e cultural do Brasil.

Inicialmente debatidas pelo movimento negro, tais questões foram inseridas na agenda política nacional a fim de ampliar a discussão e as ações relativas à inclusão social, ao combate ao racismo, à erradicação da discriminação em amplo sentido, entre outros temas relacionados.

Integrando as atividades que serão realizadas em todo o país para marcar a data, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) realizará no próximo dia 26 de novembro (segunda-feira) um evento comemorativo, cuja programação prevê a realização das mesas redondas “Relações Raciais são Relações Sociais” (a partir das 10h40), e “As marcas e origens das relações raciais no Brasil – Uma homenagem a Oracy Nogueira” (a partir das 19h).

As mesas redondas serão compostas por professores da FESPSP e por profissionais e pesquisadores convidados para a ocasião. Entre eles estão: Maria Palmira da Silva, doutora em Psicologia, diretora de programa da SEPPIR (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial); Luena Nascimento Nunes Pereira, doutora em Antropologia Social e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento; Teresinha Bernardo, livre docente em Ciências Sociais e colaboradora da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); e Edna Roland, psicóloga e presidente de honra da ONG Fala Preta!.

Além da realização dos debates, a Semana da Consciência Negra na FESPSP contará ainda com a exposição fotográfica “Marcas e Origens das Relações Raciais no Brasil”, com imagens de Mário Espinosa, que ficará em cartaz na FESPSP de 26/11 a 01/12.

O evento terá início a partir das 10h, com discurso de abertura do Diretor Acadêmico da FESPSP, o professor doutor Aldo Fornazieri. A atividade acontecerá na unidade da FESPSP localizada na Rua General Jardim – 522, na Vila Buarque, região central de São Paulo. A participação é gratuita.|Informações no telefone (11) 3123 7800, com Katucha Bento.| www.fespsp.org.br

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, cujo fim é a manutenção de escolas voltadas ao ensino e à pesquisa em nível superior. Criada em 27 de abril de 19 33, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana, dentre as quais se destacam os dirigentes das principais entidades de ensino de São Paulo. A FESPSP é orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade. No ano de 1946, através do Decreto-Lei nº. 9.786, teve reconhecido pelo Governo Federal o seu curso de graduação, cujo conteúdo foi definido como currículo mínimo para o ensino de Sociologia e Política em todo o país.

Hoje, a FESPSP mantém a Escola de Sociologia e Política (ESP), a Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI), a Faculdade de Administração (FAD) e a Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais (EPG). O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.| www.fespsp.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira