Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2007 - 11:21

Futuro do presente


Com curadoria de Agnaldo Farias e Cristina Tejo, a exposição Futuro do Presente apresenta obras que revelam a visão da arte acerca do porvir.

Integram também a mostra seminários, coordenados por Guy Amado, que discutem os avanços da arte e os impasses da contemporaneidade.

Seminários: quinta 22 novembro 20h às 22h : o estatuto do futuro | com Laymert Garcia dos Santos, Norval Baitello e Tales Ab'Saber e mediação de Guy Amado.

Sexta 23 novembro 20h às 22h : o futuro no horizonte do possível | com Bráulio Tavares, Thomás Haddad e Wagner Morales e mediação de Guy Amado.

Sábado 24 novembro 17h às 19h : a arte e os impasses da contemporaneidade | com Agnaldo Farias, Ivo Mesquita e José Antonio Navarrete e mediação de Guy Amado. | Sala vermelha 80 lugares [ingresso distribuído com meia hora de antecedência]. E mais visitas espontâneas, do público em geral.

"Centrípetas", 2007 (obra em montagem no atelier) - é uma engenhoca que faz uso de dispositivos de vídeo, robótica, mecânica e eletrônica. O trabalho consiste em duas estruturas semelhantes, dispostas uma de costas para a outra e com um espaço de 3 metros entre elas, preenchido por motores e mecanismos diversos para onde os movimentos das peças convergem.

Em cada uma das estruturas, um tubo sustenta no seu topo um monitor LCD e três flaps ligados a músculos eletrônicos. Os monitores mostram vídeos de dois jarros animados que falam, inspiram e expiram água e emitem notas musicais. Essas notas são percebidas por circuitos eletrônicos capazes de identificá-las, acionando os motores e músculos.

As estruturas apresentam também a possibilidade de serem “plugadas” entre si, ou seja, de interagirem uma com a outra, como organismos simbióticos. A maneira que cada um desses objetos funciona é, portanto, determinada pelas ligações que possuem entre si.

Há uma autonomia presente nessas máquinas que, usando mecanismos low e high-tech, comandam um diálogo que se manifesta através do precário e incerto movimento de interação entre suas peças. Ao contrário do que possa parecer num primeiro momento, os mecanismos somente respondem a estímulos internos, não existindo interação direta com o público, que permanece como um intruso num mundo cuja comunicação se dá de forma sui generis e é ininteligível para nós.

Visitação até 10 de fevereiro de 2008, terça a sexta 10h às 21h, sábados domingos e feriados 10h às 19h, no Itaú Cultural, Avenida Paulista, 149 (próximo à estação Brigadeiro do metrô) São Paulo | SP. Telefone: (11 ) 2168-1700 | fax: 11 2168-1775 | www.itaucultural.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira