Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2013 - 11:39

A relação entre o estresse e a dor de cabeça

Neosaldina®, analgésico do laboratório Takeda, esclarece dúvidas sobre o mal que atinge milhares de brasileiros. Existem dias que parecem intermináveis com tantos compromissos, reuniões e afazeres. É muito comum que nessas situações o corpo fique cansado e aconteça o desgaste mental, mas a tensão que está intimamente relacionada ao estresse também pode dar origem a dores de cabeça. Existem diversas causas para a dor de cabeça e, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia, 95% da população brasileira sofrerá com esse tipo de dor ao longo da vida. Ainda segundo a sociedade, cerca de 70% das mulheres e 50% dos homens apresentam pelo menos um episódio de dor de cabeça por mês.

O estresse, por sua vez, pode afetar o organismo de diversas formas e seus sintomas podem variar de pessoa para pessoa. As dores de cabeça desencadeadas pelo estresse surgem inicialmente após o distúrbio e, com o tempo, se tornam recorrentes. Esse é o fato que indica a relação de estresse e cefaleia do tipo tensional. Os mecanismos envolvidos na origem do sintoma correspondem a sinais como contrações musculares, hipersensibilidade, dor nos músculos pericrânios e cervicais1.

Além disso, esse tipo de dor de cabeça pode aparecer não só pelo alto grau de tensão diária, mas também pelo excesso de carga visual que faz parte da rotina das pessoas, ou seja, ficar muitas horas em frente ao computador, televisão, celular, entre outros hábitos, são fatores adicionais que podem levar à dor2.

Como lidar com o problema – É comum durante um dia de trabalho ocorrerem surtos de dor de cabeça pela intensidade das atividades e carga horária. Para o alívio destes sintomas, é necessário encaixar na rotina atividades que diminuam as tensões. Em casos de estresse, o ideal são atividades que mudem o foco do pensamento e promovam relaxamento, como ioga, alongamento, pilates e prática de esportes. Além disso, saber o que está causando a dor de cabeça é realmente o ponto chave para que o tratamento seja eficaz. Por isso, é importante não negligenciar esse sintoma e procurar um especialista.

Referências: 1Guetti C, et al. Headache prevalence in the population of L'Aquila (Italy) after the 2009 earthquake. J Headache Pain. 2011;12(2):245-50. |.2iG, AADAM, Inc. IstEstresse e ansiedade. Update 2011 Jun 16 [cited 2013 Jul 17]. Available from: http://saude.ig.com.br/minhasaude/enciclopedia/estresse-e-ansiedade/ref1238131660752.html

Neosaldina® é um analgésico presente no Brasil desde 1972, indicado para o tratamento de diversos tipos de dor de cabeça. Fabricado pelo laboratório farmacêutico Takeda, possui quatro apresentações: caixa com 30 drágeas, cartela com quatro drágeas, embalagem com uma drágea e gotas (15 ml). Classificado como medicamento isento de prescrição (MIP), Neosaldina® é líder de mercado em sua classe terapêutica e o terceiro medicamento mais comercializado em todo o País (fonte: IMS Health Brasil/PMB – Nov/2012).

Perfil-A Takeda é uma companhia global orientada para pesquisas com foco no desenvolvimento de produtos farmacêuticos. Na qualidade de maior companhia farmacêutica do Japão e uma das líderes globais da indústria, a Takeda tem o compromisso de lutar pela melhoria da saúde das pessoas em todo o mundo por meio da liderança na inovação de medicamentos.

A Takeda comercializa produtos em 70 países, sendo especialmente forte na Ásia, América do Norte, Europa e Mercados Emergentes, incluindo América Latina, Russia-CIS e China. A Takeda é a 12ª maior companhia global no segmento de medicamentos de prescrição, 14ª no bloco BRIC e 18ª na Europa. As principais áreas terapêuticas incluem cardiometabólica, oncologia, gastroenterologia, respiratória e imunologia, sistema nervoso central, medicina geral e vacinas.Com a integração da Millennium Pharmaceuticals e da Nycomed, a Takeda vem se transformando, aumentando sua expertise terapêutica e alcance geográfico.

A Takeda está entre as dez principais farmacêuticas do Brasil, tem duas fábricas instaladas no território nacional - Jaguariúna (SP) e São Jerônimo (RS) – e conta com quase 2.000 colaboradores. A área de OTC representa mais de 40% do faturamento da companhia e tem no portfólio produtos conhecidos como Neosaldina® (analgésico), Eparema® (digestivo) e Nebacetin® (antibactericida). A empresa prepara-se para lançar nos próximos anos novas áreas terapêuticas como oncologia e cardiometabólica.

A afiliada no Brasil adquiriu em julho de 2012 o laboratório nacional Multilab - com portfólio focado em medicamentos OTC, genéricos e genéricos de marca – com o objetivo de diversificar a carteira de produtos da companhia e aproximar-se ainda mais da nova classe média. [www.takeda.com].

Neosaldina® Drágeas dipirona, mucato de isometepteno, cafeína. Neosaldina® Solução oral – Gotas dipirona, cloridrato de isometepteno, cafeína. Indicações: como analgésico e antiespasmódico, indicado para o tratamento de diversos tipos de dor de cabeça ou cólicas. Se Persistirem os Sintomas, O médico deverá ser consultado. Neosaldina® É um Medicamento. Seu uso pode trazer riscos. Procure o médico e o farmacêutico. Leia A Bula. “Vide bula para dosagem correta – dependendo do paciente a dosagem pode variar de 1 a 2 drágeas”. Registro MS 1.0639.0231. Agosto/2013

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira