Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2013 - 11:39

Pesquisa revela que 90% das “Melhores Empresas para Trabalhar” no Brasil têm práticas de gestão para inibir discriminação de pessoas com deficiência

A pesquisa conduzida pelo Great Place to Work® em 2013 revela que a maioria das “Melhores Empresas para Trabalhar” no Brasil tem códigos de conduta ou política formal que 1Ruy_Shiozawa_2012._quadro_vermelhoestabelecem compromissos para o combate à discriminação quanto a origem étnica, religião/crença, pessoas com deficiência e orientação sexual no ambiente de trabalho. O estudo mostra que entre as 130 empresas premiadas, 84% têm práticas para inibir a discriminação sexual; 87% para origem étnica; 86% religião/crença; e 90% têm ações de combate à discriminação de pessoas com deficiência – na edição 2012, este índice era de 85% (pessoas com deficiência). A questão da idade também é tema de ações em 81% das empresas.

Em 78% das Melhores há um profissional responsável por combater a discriminação e promover a diversidade. Nessas empresas, 88% possuem um canal anônimo para que os funcionários possam comunicar possíveis desvios de conduta ou da ética; na edição 2012 da pesquisa, o índice era de 85%. Entre as empresas não premiadas, os índices em 2013 são de 70% (origem étnica); 69% (religião/crença); 68% (pessoas com deficiência); 67% (idade); e 68% (orientação sexual).

Segundo Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work® Brasil, a contratação baseada nos valores do candidato constitui uma prática importante para garantir um ambiente corporativo ético e alinhado aos valores defendidos pela companhia. “O resultado do conjunto de ações que visam garantir a ética e a inclusão pode ser mensurada no seguinte dado – em 2013, 88% dos funcionários das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil afirmaram que seus gestores são honestos e éticos na condução dos negócios.

Pesquisa-Conduzida em parceria com a revista Época, publicação da Editora Globo, a pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW Brasil será divulgada em cerimônia de premiação a ser realizada no dia 19 de agosto, em São Paulo. Na ocasião, os anfitriões do evento reunirão executivos das principais companhias do país para premiar as melhores organizações corporativas nas categorias “Grandes” (70 empresas com mais de 1.000 funcionários); “Médias e Pequenas Multinacionais” (30 empresas, de 100 a 999 funcionários); e “Médias e Pequenas Nacionais” (30 empresas, de 100 a 999 funcionários). A equipe editorial da revista Época já está trabalhando para a publicação do especial Guia Melhores Empresas para Trabalhar 2013/2014.

O Great Place to Work® avaliou ambientes corporativos de 6 mil empresas em 49 países, representando um total de 11 mil colaboradores. A edição 2013, no Brasil, avaliou 1.095 empresas; entre as premiadas, 82 são do Sudeste (62 de São Paulo, 16 do Rio de Janeiro e 4 de Minas Gerais); 25 do Sul (10 do Paraná, 10 do Rio Grande do Sul e 5 de Santa Catarina); 16 do Nordeste (11 do Ceará, 4 de Pernambuco e 1 do Maranhão); 6 do Centro-Oeste (3 de Goiás, 1 de Brasília, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul); e 1 do Norte (Amazonas). Quanto ao setor, 50% são de serviços (65 empresas, sendo 16 de tecnologia da informação, 13 de serviços financeiros e seguros, 6 de hotéis e restaurantes e 30 diversos); 37% da indústria (sendo 48 empresas no total, 30 de produção e manufatura, 9 de biotecnologia e farmacêutica e 9 diversos); e 13% do comércio (17 empresas, sendo 9 de varejo, 2 de serviços de saúde/produtos médicos e distribuição, e 6 diversos ramos de atividade).

Entre os colaboradores que participaram da pesquisa 36% têm entre 26 e 34 anos; 32% 25 anos ou menos; 19% entre 35 e 44 anos; 11% entre 45 e 54 anos; e 2% mais de 55 anos. No quesito escolaridade, 52% têm o segundo grau completo ou menos; 24% superior completo; 15% superior incompleto; e 9% possui pós-graduação.

Perfil - O Great Place to Work® é única empresa global de pesquisa, consultoria e treinamento que estimula as organizações a identificar, criar e manter excelentes ambientes de trabalho por meio do desenvolvimento de culturas de alta confiança – dando ênfase ao modelo diferenciado e abrangente nas evidências e percepções dos funcionários das organizações. Com seu papel ímpar no mercado e aprofundado conhecimento da excelência em ambientes de trabalho, o Great Place to Work® é capaz de aplicar pesquisas exclusivas e diferenciadas que levam as organizações a serem cada vez melhores, com produtos inovadores e ótimas relações de trabalho.

Fundado nos Estados Unidos, por Robert Levering e Amy Lyman – desenvolve as pesquisas “Melhores Empresas para Trabalhar” em 49 países (América do Norte, América Latina, Europa, África, Oceania e Ásia), tendo por objetivo construir uma sociedade melhor, ajudando empresas a transformar seu ambiente de trabalho. A edição 2012 da pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW contou com 6.000 empresas em todo o mundo e 11 milhões de colaboradores foram representados – sendo referência em qualidade no ambiente de trabalho.

Com metodologia própria, há mais de 20 anos o Great Place to Work® estuda e identifica as “Melhores Empresas para Trabalhar” – pesquisa anual baseada na avaliação do nível de confiança dos funcionários em cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem; e nas 9 Práticas Culturais de gestão de pessoas das empresas. No Brasil, a empresa foi fundada por José Tolovi Jr., hoje chairman of the Board do Great Place to Work® Inc., e é atualmente presidida por Ruy Shiozawa. Em 2013 comemora 17 anos de atuação no país. [www.greatplacetowork.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira