Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2013 - 12:09

Instituição Holandesa de olho em Minas


Prof. Adriana Ferreira de Faria, diretora executiva do CenTev recebe Dr. Peter Zuurbier

Encontro com representante do Centro de Pesquisa Wageningen University envolveu empresários e pesquisadores do Centro Tecnológico da UFV.

Viçosa (MG) – Agosto marca um momento importante para a economia mineira. Com a crise internacional, o Brasil conquistou um espaço importante não só nos negócios, como também no desenvolvimento científico. O país vem gerando interesse do mercado externo, especialmente das instituições que fomentam a pesquisa. Prova disso é que no início do mês o tecnoPARQ, Parque Tecnológico de Viçosa, recebeu a visita do Dr. Peter Zuurbier, diretor da América Latina e do Caribe da Wageningen UR/Holanda. A Wageningen UR é uma instituição internacional de colaboração entre a Universidade de Wageningen e a DLO Fundação (Parceria entre o governo e Instituições privadas holandesas) que favorece o desenvolvimento e a partilha de conhecimentos, tecnologias e competências para melhorar a qualidade de vida, com foco na produção de alimentos em todo o mundo.

A visita foi agendada com objetivo de desenvolver programas internacionais, além do possível estabelecimento de parceria entre o tecnoPARQ e as instituições holandesas representadas pela organização. O encontro foi organizado pelo Parque Tecnológico em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O Dr. Peter reuniu-se com empresários da região e pesquisadores da UFV, visitou as instalações da universidade como o Departamento de Zootecnia e de Solos, conheceu as instalações da Laticínios FUNARBE onde pôde acompanhar de perto a produção do doce que é considerado o número um do Brasil pelo Concurso Nacional de Produtos Lácteos, o Doce de Leite Viçosa.

O diretor aproveitou ainda para conhecer o Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV), apresentado pela professora Adriana Ferreira de Faria, diretora executiva do órgão, que mostrou as unidades e destacou a contribuição da instituição para o desenvolvimento regional de Viçosa. A professora relatou a importância das atividades reproduzidas pelo tecnoPARQ e pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT) para transferência de tecnologias e pesquisas desenvolvidas pela UFV para as empresas de base tecnológica e na criação e desenvolvimento dos spin-offs.

Segundo Dr. Petter o Brasil é hoje o maior fornecedor da América do Sul de alguns produtos de necessidade global e “a política de inovação aberta promovida pelo Brasil e especialmente pela UFV e pelo CenTev/UFV é considerada excelente”, disse.

Como resultado direto da visita, um Workshop para empresas e pesquisadores do Brasil e da Holanda será realizado pelo tecnoPARQ em pareceria com a Wageningen UR/Holanda, em novembro deste ano.

Para os empresários, a possibilidade de parceria representa uma oportunidade de expansão de mercado, fortalecimento e credibilidade das marcas já existentes. “Quando você estabelece parecerias com outras nações, isso demonstra que no nosso próprio país houve um reconhecimento”, diz Bruno Ramos Figueira, Sócio-Proprietário da Nutryclin (Empresa graduada pela IEBT CenTev/UFV).

CenTev/UFV-O Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa, CenTev/UFV, é um órgão diretamente vinculado à reitoria da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que visa o melhor aproveitamento dos recursos para o incentivo ao empreendedorismo de base tecnológica e a promoção do desenvolvimento regional e local.

O CenTev/UFV é composto pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, pela Central de Empresas Juniores (CEMP), pelo Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) e pelo Núcleo de Desenvolvimento Social e Educacional (NUDESE). O funcionamento do CenTev é viabilizado pela UFV, com apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV) e da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SECTES).

Em 2012, o CenTev/UFV gerou mais de 441 empregos e quase 890 mil reais em impostos destinados ao município de Viçosa. As empresas integrantes do programa de incubação, graduação e residentes no parque obtiveram um faturamento bruto de mais de nove milhões e 600 mil reais durante o período.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira