Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2013 - 12:09

Raça crioula conhece os vencedores da Final Nacional do Enduro


Entrega de prêmios será realizada durante a Expointer 2013, no dia 26 de agosto (segunda-feira).

Após cinco etapas, o Campeonato Nacional de Enduro chegou ao final no dia 17 de agosto (sábado). A última disputa do ciclo 2013 na modalidade se realizou Estância da Gruta, em Capão do Leão/RS, e contou com grande público na decisão dos melhores ginetes e cavalos em resistência e rusticidade.

A primeira largada foi dada às 9h da manhã, contando com a participação de cinco ginetes (três na categoria 80km e dois na 50km). Na primeira categoria, a defesa do primeiro lugar no campeonato estava nas mãos de Alberto Patron, ginete com um currículo invejável nas pistas de Enduro. Nos 50km, Christian Moreira precisava cumprir o percurso e passar pelos dois vetcheks para se consagrar o campeão.

Apesar de contar com dois feras das pistas, o brilho da etapa foi de outros dois participantes. A vitória na categoria principal veio nas mãos de Felipe Schneider. Montando Imagem do Rincão dos Xucros, o estreante do ciclo garantiu o melhor tempo acoplado com as melhores condições físicas do cavalo. “Comecei correndo marcha e sou apaixonado por disputas de resistência. E nesta, a minha égua surpreendeu, foi a segunda prova que participei com ela e não fui deixado na mão”, diz Schneider.

Na segunda categoria, quem levou a melhor foi Jorge Nei Severo Pires, montando o cavalo Virtuoso do Rincão dos Xucros, conseguiu alcançar a uniformidade ideal entre explosão e calma e faturou o primeiro lugar na categoria principal. “É testando o potencial dos cavalos que descobrimos até onde seguir. E, mesmo sem muito treinamento, o Virtuoso mostrou que é um grande cavalo. Fizemos uma grande prova, com garra e força, e garantimos a ponta”, diz Pires.

Mesmo com a vitória na etapa, o campeonato ficou com Alberto Patron e Christian Moreira, montando respectivamente, Fuego Lento Del Camino e Japori do Rincão da Querência. “O segredo da prova é a confiança entre cavalo e ginete. Tem que saber quando tocar e quando poupar. Tem que às vezes, deixar um pouco de gás para o final. Conhecer o animal que montamos”, conta Patron, que já é pentacampeão do circuito da Federação Gaúcha de Esportes Equestres (FGEE) e bicampeão da FEI.

A inspeção veterinária da prova foi realizada pela equipe formada por Leandro Freitas, Fabiane Michelon, Natasha Abascal e Paulo Muller. Já a supervisão técnica do evento ficou a cargo do inspetor credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Claudio Neto de Azevedo.

Sem pausa para o lanche -A disputa pelas categorias matinais mal terminou quando os participantes dos 30km A (abaixo de 12 anos) e B (acima de 12 anos) começaram seu percurso. Caracterizada pela participação de novos rostos e descoberta de bons ginetes, a etapa foi a com maior participação de público, com destaque aos pais, avós, irmãos e amigos da criançada em pista.

Para comprovar que filho de peixe, peixinho é, nos mais jovens, o primeiro lugar na categoria ficou com Rodrigo Zambrano, montando Xucra Apagada. Já entre os maiores de 12 anos, Carolina Bundt deu um show de talento, se consagrando o primeiro lugar e ginete destaque da categoria pelo segundo ano consecutivo. “Aprendi a gostar do enduro e montar olhando os mais experientes e hoje é uma alegria estar ao lado deles”, conta Carolina.

Endurinho-Especialmente feito para a diversão da criançada, o endurinho foi a modalidade com mais participantes: seis. Acompanhados de pais, tios e avós ou não, os cinco quilômetros percorridos pelo grupo deixaram o público encantado. Entre os participantes estava a mais jovem endurista montada no evento: com dois anos e sete meses, Maria Antonia Zambrano da Rocha participou da prova pela segunda vez. “Ela pede para montar e tudo em volta dela é em forma de cavalos, desde os brinquedos até os trabalhos da escola. Vai ser tão apaixonada quanto o resto da família”, conta Cristina Zambrano, mãe de Maria Antonia.

Reconhecimento aos destaques do ciclo-A entrega dos troféus a Cabanha Endurista e dos destaques do ciclo será realizada no dia 26 de agosto, a partir das 19h, no Parque Assis Brasil, durante a Expointer 2013.

Os resultados.: Categoria 80km:1º lugar = Felipe Schneider montando Imagem do Rincão dos Xucros. | 2º lugar = Alberto Patron montando Fuego Lento Del Camino.

. Categoria 50km.: 1º lugar = Jorge Nei Severo Pires montando Vituoso do Rincão dos Xucros. | 2º lugar = Cristian Moreira montando Japori do Rincão da Querência.

. Categoria 30km A.: 1º lugar = Rodrigo Zambrano montando Xucra Apagada.

. Categoria 30km B.: 1º lugar = Carolina Bundt montando Destaque do Rincão da Querência | 2º lugar = Jonata da Costa Ribeiro montando Abigail da Gruta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira