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22/08/2013 - 04:55

GE Transportation atinge economia de 95 milhões de litros de combustível


O GE Trip Optimizer é um sistema desenvolvido pela GE Transportation que gerencia de forma automatizada a aceleração e desaceleração da locomotiva, monitorando e controlando continuamente o trem para elaborar um plano ideal de uso de combustível, utilizando cálculos a partir de dados topográficos, mapas, sinais de GPS, peso do comboio, formação do trem e comprimento.

A tecnologia permite a homogeneidade na condução do trem e ajuda a reduzir desperdícios e a manter a operação dos trens dentro do cronograma previsto. O sistema alcançou a marca de 160 milhões de quilômetros de serviço na América do Norte, Austrália e Brasil, o que levou à redução do uso de mais de 95 milhões de litros de combustível em estradas de ferro, gerando sensível redução no consumo de combustível com economia para as companhias ferroviárias e diminuindo de forma substancial a emissão de gases que geram o efeito estufa.

Cada locomotiva operando com o GE Trip Optimizer pode reduzir emissões equivalentes a 75 automóveis por ano. “A cada ano, a GE Transportation investe em tecnologias sustentáveis para atender à demanda do mercado e garantir operações com custo reduzido”, explica Guilherme Mello, presidente e CEO da GE Transportation para a América Latina. O executivo comenta que a tecnologia está alinhada com os desafios do Brasil para melhorar gargalos logísticos, como custos. “Não é possível controlar os preços dos combustíveis. No entanto, é possível controlar o consumo, o que traz ganhos antes inimagináveis para as companhias”, conta.

Além disso, o sistema garante confiabilidade e padronização de operações, trazendo mais segurança para o sistema ferroviário brasileiro. “Este é um grande exemplo de como a GE investe em tecnologia e leitura de dados, o que tem sido chamado de Big Data, para fornecer economia de combustível e redução de emissões, proporcionando maior segurança para nossos clientes”, acrescenta Mello.

Atualmente, esse sistema pode ser instalado somente em locomotivas GE. Até 2014, a companhia planeja desenvolver versões do GE Trip Optimizer que poderão ser utilizadas em locomotivas elétricas ou a diesel produzidas por outros fabricantes.

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