Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2013 - 04:55

“O segredo da Flor do Mar”, novo livro do premiado autor português Eduardo Pires Coelho


- Vencedor do prêmio literário lusitano “Esfera das Letras”, em 2010, o escritor Eduardo Pires Coelho lança no Brasil “O Livrosegredo da Flor do Mar” – romance ambientado em Cingapura, Malásia, Peru, Estados Unidos e Brasil, do século XVI ao início do século XVII e dias atuais. A obra integra o portfólio da Primavera Editorial e representa a estreia do autor no mercado editorial brasileiro.

- Embora seja um escritor premiado, Eduardo Pires Coelho é um homem dos números – atua como analista de ações desde 1997, tendo conquistado prêmios internacionais como os do Financial Times, Thompson Reuters, Euromoney e AQ. Em 2008 foi eleito o melhor analista de ações pela Deloitte; recebeu a distinção de “o analista mais certeiro” pelo Diário Económico. Na prática, o escritor mostra que a literatura não é produzida apenas pelos homens das letras; ocupa lugar também nas mentes dos homens dos números.

São Paulo, 21 de agosto de 2013 – No final do século XVI, em uma noite de intensa tempestade, a nau portuguesa Flor do Mar naufragou no estreito de Malaca – principal passagem marítima entre os oceanos Índico e Pacífico. Comandado pelo governador da Índia, D. Afonso de Albuquerque, o navio regressava a Goa com o saque da conquista do sultanato mais rico da Ásia. Durante séculos, centenas de expedições tentaram encontrar os despojos da nau que, na percepção de especialistas, estão avaliados em bilhões de dólares. No entanto, o navio nunca havia sido encontrado… até hoje. A narrativa avança quando Filipe Silva, executivo do mercado financeiro de Boston (Estados Unidos), decide dar continuidade às pesquisas conduzidas pelo próprio pai sobre a Flor do Mar e sobre D. Rodrigo de Mascarenhas. A partir desse momento, o protagonista se vê dentro de uma trama cheia de perigos e descobertas.

Adaptado do português lusitano para o português do Brasil pela Primavera Editorial, “O segredo da Flor do Mar” – romance do português Eduardo Pires Coelho, autor que venceu o prêmio literário Esfera das Letras, em 2010 – leva os leitores, no tempo presente, a Cingapura, Malásia, Peru, Estados Unidos e Brasil; além de “transportar” o leitor para o final do século XVI e início do século XVII, época em que um misterioso nobre português de Malaca combateu os piratas nos Mares do Sul e viveu encontros e desencontros nos sultanatos islâmicos de Johor e do Achém para depois assistir à chegada avassaladora das armadas holandesas ao Oriente.

Eduardo Pires Coelho é um homem de números – atua como analista de ações desde 1997, tendo conquistado inúmeros prêmios internacionais, incluindo os do Financial Times, Thompson Reuters, Euromoney e AQ. Em 2008 foi eleito o melhor analista de ações pela Deloitte; recebeu a distinção de “o analista mais certeiro” pelo Diário Económico. O escritor mostra que a literatura não é produzida apenas pelos homens das letras; também ocupa lugar nas mentes dos homens dos números.

As redes sociais e a captação de obras-O modo como a obra chegou à Primavera Editorial ilustra os novos tempos do mercado editorial e a forma arrojada de atuação da Primavera Editorial. Segundo Lourdes Magalhães, presidente da Primavera Editorial, as redes sociais tornaram-se uma ferramenta de integração e comunicação não apenas com leitores, mas com autores. “Eduardo Pires Coelho acompanhou as ações da Primavera nas redes e se interessou pelo nosso trabalho diferenciado. Pelo LinkedIn, ele entrou em contato comigo e de pronto já me encantou pelo estudo histórico aprofundado, pela narrativa e pela viagem ao mundo que a narrativa produzida por ele proporciona. Afinal, uma das grandes propostas da leitura, a meu ver, é esta: viajar sem sair do lugar e, ao mesmo tempo, instruir-se”, afirma Lourdes Magalhães.

A designer Debora Bianchi foi a escolhida pela equipe da Primavera Editorial para assinar o projeto gráfico – que alude claramente às navegações nos séculos XVI e XVII. A tipologia de fonte usada para a capa e para a abertura dos capítulos remete a tempos antigos, assim como a arte da capa, alusiva a um pergaminho. Os títulos da capa e da orelha foram escritos em um dégradé que mistura verde e azul, lembrando temas marítimos, assunto em foco no livro.

Autor - Vencedor do prêmio literário lusitano Esfera das Letras, em 2010, o escritor Eduardo Pires Coelho nasceu em Portugal, à beira do rio Tejo, e vive hoje na África, na Cidade do Cabo, próximo ao Cabo da Boa Esperança. Apaixonado por História, pelo mar e pela escrita, Coelho já visitou mais de 45 países em quatro continentes. Publicado em 2011 em Portugal, o romance O segredo da Flor do Mar representa a estreia do autor no mercado editorial brasileiro, via Primavera Editorial. Além de escritor, Eduardo Pires Coelho é managing director do BPI Capital Africa, broker de ações africanas do banco português BPI.

Trechos do livro:Página 14-“(…) O que tinha confirmado era verdadeiramente incrível. Sentia que tinha feito a descoberta mais importante da sua vida e que a verdade tinha estado sempre perto dele. A primeira vez que pensara naquela possibilidade fora em algum momento entre 1989 e 1991, na época das investigações da Flor do Mar. Finalmente descobrira por que razão as pesquisas haviam falhado!”

Página 26-“(…) Filipe acabou saindo cedo naquele dia. Queria celebrar, mas sentia uma enorme ansiedade por causa do dia seguinte. Pensou em telefonar para os pais a fim de contar o que tinha feito, mas hesitou. Sabia que eles pouco iriam compreender e que iriam se limitar a dizer que estavam muito felizes. Pensou que não podia sequer dizer quanto dinheiro iria ganhar para o fundo, porque os seus pais viviam numa outra dimensão.”

Página 51-“(…) Lentamente, a mãe explicou o que acontecera naquela manhã, fazendo um esforço para se controlar. O pai tinha falecido com uma parada cardíaca. Tinha sido inesperado. Durante a manhã, Francisco estava ótimo. Tomaram café, juntos, no lugar habitual do Largo da Graça, e ele tinha ido bem-disposto para a Universidade. Aparentemente, estava normal. Tudo tinha acontecido de forma repentina.”

Página 69-“(…) Juan estava muito mais relaxado. A noite anterior não tinha sido fácil. […] O tiro tinha sido certeiro, entre os olhos, e o empresário perdera a vida sem emitir qualquer som. No entanto, tinha tido azar. O corpo do empresário, ao cair do vaso sanitário, bateu num armário cheio de frascos de vidro que se partiram num instante. O barulho tinha sido enorme, especialmente porque nesse momento alguém entrava em casa. O filho do empresário ouviu o estrondo e chamara pelo pai. […]Juan não gostava de eliminar inocentes. Não fazia parte do seu trabalho, mas não tivera outra saída. Tudo finalmente terminara bem e o cliente ficara satisfeito.”

Página 108-“(…) A China e o Japão viviam em forte hostilidade desde o início dos anos 1540 e tinham cortado relações diplomáticas uns anos mais tarde. Por isso, os portugueses faziam a ponte entre as duas nações, num regime de quase monopólio comercial, usando Macau e Nagasaki como entrepostos. […] Muitos navios portugueses dirigiam-se a Malaca, que servia de entreposto comercial […]. Aquela era a rota mais lucrativa de todo o Estado da Índia, e os navios que vinham do Japão eram chamados de Navios de Prata. A riqueza a bordo das naus que navegavam naquelas águas era imensa e mais do que compensava a queda da fortaleza de Ternate anos atrás para o sultão Baas, depois de cinco anos de cerco. Malaca estava mais rica do que nunca…”

Página 142-“(…) O segundo ataque à cidade ocorreu poucas semanas depois. Os combates foram ainda mais intensos e os portugueses conseguiram avançar até a mesquita. Filipe imaginou dezenas de elefantes enfurecidos no meio de milhares de portugueses e malaios que lutavam até a morte, encurralados naquele pequeno campo dividido pelo estreito rio.”

Páginas 409-410-“(…) O condutor estacionou o Audi A4 ao lado da igreja da Graça e desligou o motor. Fez sinal para os homens esperarem e ficarem em silêncio no interior do carro. […] O filho do professor tinha falado e contara tudo o que sabia. O português não resistira ao interrogatório e tentara salvar a sua vida e a vida da mãe. Como suspeitara, o professor português fizera uma descoberta inimaginável. Todas as pesquisas para descobrir a Flor do Mar em 1990 no mar de Samatra tinham sido em vão. […] O filho do professor descrevera vários túmulos. Tinha acontecido depois de Juan ter lhe arrancado a terceira unha dos pés.”

O segredo da Flor do Mar |Autor: Eduardo Pires Coelho |Categoria: romance |Formato: 15 cm x 23 cm |488 Páginas | Acabamento: brochura |ISBN: 978-85-61977-52-8 |Preço sugerido: R$ 48,00.

Primavera Editorial-Com a proposta de ser uma “butique de livros”, a Primavera Editorial estimula o hábito da leitura com conteúdos prazerosos, inteligentes e instrutivos. Investir em novos autores nacionais e estrangeiros tem sido uma das estratégias adotadas pela editora. Com diferentes linhas editoriais como romances históricos e sociais, ficção brasileira e estrangeira e romances policiais, as obras editadas são associadas à inovação e ao pioneirismo dos conteúdos, além da qualidade da produção gráfica. A Primavera Editorial é presidida por Lourdes Magalhães. [www.primaveraeditorial.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira