Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2013 - 05:03

PNBE apoia manifestações pacíficas e considera necessário agir contra o vandalismo

O PNBE Pensamento Nacional das Bases Empresariais apóia manifestações pacíficas como as realizadas em junho, a favor de melhor gestão pública, transportes mais eficientes e menos corrupção, que tiveram a participação de seus associados e coordenadores.

Considera por outro lado, que é preciso um basta ao vandalismo de alguns grupos que se aproveitam das manifestações para gerar prejuízos às cidades e às pessoas. A continuidade das depredações não interessa a ninguém e chegou a tal nível que coloca em risco a imagem e o respeito devido à democracia.

São muitos os exemplos internacionais e mesmo no país em que a desordem foi motivo para que a população franqueasse o caminho das ditaduras. Cabe a sociedade e seus governantes demonstrar que a democracia também sabe impedir excessos, proteger o patrimônio público, a população, o direito da manifestação, dentro dos limites da lei, estas aprovadas por parlamentos livremente eleitos. O PNBE não quer impedir manifestações, mas pelo contrário, deseja resguarda-las, garantir que continuem acontecendo. Na democracia há espaços para discordância sem que o direito de outros sejam espezinhados.

Entre os piores exemplos de desordem e falta de civilidade e respeito ao próximo estão os que reúnem algumas poucas dezenas de pessoas e se acham no direito de transtornar a vida de milhares, parando uma rodovia ou uma avenida. Isto é inadmissível e levará ao caos se não houver repressão adequada, para o que é preciso treinar e preparar a polícia, que deve mudar a sua conduta. Em certas ocasiões há três policiais para cada manifestante e mesmo assim o vandalismo de uns poucos se alastra.

Em certos países há policiais especializados em identificar, capturar e prender os que se aproveitam da situação criada por manifestações para descarregar seus recalques, vandalizar. No Brasil os policiais militares só se agem como tropa de choque e então ou atacam a todos ou a ninguém.

Isso precisa mudar. Vamos buscar os exemplos bem sucedidos de policiamento de manifestações no exterior e treinar nossas polícias, para que as legítimas manifestações da população não sejam prejudicadas por quem só quer buscar vantagens ou prejudicar os demais.

Mario Ernesto Humberg, primeiro coordenador geral e Alexandre Annenberg, segundo coordenador geral.

O PNBE – O Pensamento Nacional das Bases Empresariais é uma associação de empresários fundada no início da década de 90 com o objetivo de lutar por um País com justiça social, distribuição de renda e crescimento econômico sustentável. A entidade é totalmente independente, por não receber verbas públicas. Entre as bandeiras defendidas pela entidade, destacam-se transparência no destino das verbas públicas, reforma política, combate à corrupção, e modernização do país. [www.pnbe.org.br, telefone (11) 3284-8687].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira