Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2013 - 07:48

Pré-pagos continuam crescendo no Brasil


Assim como no passado o cheque suplantou o uso do papel moeda, em breve os cartões pré-pagos terão participação de destaque na preferência do consumidor. Essa é a estimativa do GSPP-Grupo Setorial de Pré-Pagos, entidade que reúne as empresas não financeiras que atuam nesse setor. Segundo o GSPP, a participação deste arranjo de pagamento respondeu por 4% do consumo privado em 2010, mas alcançará 10% em 2020. Os R$ 84,6 bilhões transacionados em 2012 alcançarão R$ 117,0 bilhões em 2017.

"O cartão pré-pago é uma ferramenta estratégica para reforçar o relacionamento das empresas com os clientes de forma prática e segura", afirma Antônio Jorge Castro Bueno, presidente do GSPP. Ainda mais quando se leva em consideração que 40% da população ainda não tem conta bancária, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas. Trata-se de um potencial de R$ 665 bilhões por ano, que é a estimativa de volume transacionado por esse segmento, de acordo com pesquisa do DataPopular. No caso do e-commerce, o pré-pago oferece a vantagem adicional de reduzir as chances de fraude e roubo de identidade, uma vez que ele não tem vínculo com a conta bancária do cliente.

Esta forma de pagamento já é usada pelo brasileiro desde a década de 70, quando surgiram os vouchers para pagamento de refeições. De lá para cá, surgiram os cartões para pagamento de combustíveis e serviços automotivos, os vale-presente e, mais recentemente, o vale-cultura e os cartões para consultas médicas e exames laboratoriais. Invariavelmente, todos levaram à expansão e consolidação de uma determinada cadeia de valor. Os vales ou tíquetes restaurante, por exemplo, turbinaram o setor de restaurantes comerciais, chegando a representar mais de 80% do faturamento de alguns estabelecimentos. "Para o consumidor, o pré-pago tem a vantagem adicional de favorecer a educação e o controle financeiros, pois dá ao usuário uma noção mais clara do limite dos recursos disponíveis, impedindo que o consumidor gaste mais do que tem", destaca o presidente do GSPP.

Com a recente Medida Provisória que empodera o Banco Central para regulamentar a atividade, seu crescimento é certo: tanto que grandes empresas e poderosos setores da economia, como telefonia e energia, já anunciam projetos para incorporar esta modalidade aos seus sistemas financeiros.

Criado em 2009, o GSPP é uma organização corporativa sem fins lucrativos que reúne empresas não financeiras e profissionais que trabalham com soluções de sistemas pré-pagos: companhias voltadas ao setor do varejo, com aplicações de cartões-presente, corporações de setores relacionados ao PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), com processadores e emissores de cartões de vales-eletrônicos, cartões de fidelização, sistemas de pré-pagos de telecomunicação, serviços, emissores, processadores e "program-managers". O principal objetivo da entidade é fomentar a atividade no Brasil, trabalhando de forma articulada e propositiva para superar os obstáculos existentes e criar as condições para o fortalecimento do setor. Para tanto, atualmente o GSPP foca suas atividades em três temas: regulamentação do setor, modelos de negócios e informação ao consumidor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira