Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2013 - 08:40

Expoagas 2013 encerra com R$ 333,8 milhões em negócios


Antônio Cesa Longo, presidente da AGAS

Crescimento nas negociações é de 9,7% em relação à edição do ano passado.Máquinas, laticínios e produtos de limpeza foram alguns dos setores em destaque.

A Expoagas 2013 – 32ª Convenção Gaúcha de Supermercados chega ao final no final do dia 22 de agosto (quinta-feira), no Centro de Eventos da Fiergs, na capital, evidenciando uma série de mudança nos hábitos de consumo dos gaúchos, as principais apostas do setor supermercadista para o segundo semestre do ano e mais de 800 lançamentos que, em até duas semanas, chegarão às gôndolas dos supermercados de todo o RS e estarão à disposição dos gaúchos. Segundo levantamento apurado pelo instituto Segmento Pesquisas nos dois primeiros dias do evento, junto aos 340 expositores, a Feira encerrará com um volume recorde de negócios, na ordem de R$ 333,8 milhões – uma venda média de R$ 981,7 mil por estande. O resultado foi puxado por segmentos como limpeza, laticínios e equipamentos, alguns dos setores em destaque na Expoagas 2013.

O balanço é positivo mesmo com uma redução de 12,9% no número de empresas varejistas visitantes. Segundo o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, a queda preocupa pelas dificuldades logísticas e de falta de mão de obra enfrentadas, sobretudo, pelas micro e pequenas empresas. “Os problemas logísticos, o temor de engarrafamentos e as dificuldades do varejista de pequeno porte deixar seu negócio por falta de pessoal são fatores decisivos pela sua diminuição nos corredores da Feira”, explica. No total, 37,9 mil pessoas terão visitado a Expoagas 2013 até o final desta quinta-feira (22) – 77% delas oriundas de empresas de varejo.

O aumento nas negociações nos três dias de evento é resultado da qualificação do público, da maior participação de varejistas de outros estados e da consolidação da Feira como um encontro plurissetorial: neste ano, entre os varejistas visitantes, 74% são supermercadistas; 8% vêm de padarias; 6% de bares e restaurantes; 4% de lojas de conveniência; 2% de farmácias; outros 2% de bazares e lojas de R$ 1,99; e 5% de outros setores do comércio. Dos R$ 333,8 milhões negociados na Feira, 49,3% foram efetuados junto a varejistas gaúchos, 41,8% a compradores de outros estados brasileiros e 9% a empresas de outros 11 países. “Saudamos a chegada de players de outras regiões brasileiras e países distintos, já que 70% dos expositores são do RS. Isto mostra que a Expoagas 2013 consolida-se como uma grande vitrine para que as empresas locais rompam fronteiras e aumentem sua abrangência de atuação”, destaca Longo.

Por outro lado, o presidente da Agas mostra preocupação com a redução dos negócios junto aos visitantes locais. “Nosso objetivo é proporcionar, na Convenção, ferramentas iguais de competitividade, os mesmos fornecedores e a mesma programação para varejistas de todos os tamanhos, e lamentamos que o custo-Brasil, os problemas estruturais e o enxugamento nos quadros pessoais tenham impedido que mais pequenas empresas tenham aproveitado esta oportunidade”, afirma Longo.

Conforme os dados levantados pela Segmento Pesquisas, os motivos que trouxeram os expositores para a Expoagas 2013 foram, pela ordem, aumentar o relacionamento com varejistas (81,4%), potencializar negócios e vender (74,5%) e expor seus produtos/ marcas (61,8%). A divulgação de lançamentos (47,1%) também foi citada pelos participantes da Feira. Dos 340 expositores, quase dois terços (63,7%) afirmaram ter concretizado negócios junto a empresas de outros segmentos que não supermercados.

Em relação à satisfação com a Expoagas 2013, metade dos expositores disse ao Instituto Segmento que vão superar seus objetivos, 48% que vão alcançar sua meta de vendas e apenas 2% não vão atingir os resultados esperados. A nota média dada pelos participantes para a Feira foi de 8,2. Do total de estandes, 72,5% dos expositores admitiram participar de outros eventos, e 90,5% consideram a Expoagas melhor ou igual às demais feiras de varejo. Entre os entrevistados, 93,1% querem voltar à Expoagas em 2014.

Tendências – Tradicional termômetro de vendas para os supermercados e dos hábitos de consumo, a Expoagas 2013 evidencia o crescimento da procura dos gaúchos por categorias específicas de produtos, como alimentos funcionais – que têm um incremento de 12% nas vendas no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2012 –, os produtos para animais/ pet (com crescimento de 14% no mesmo período) e os itens de higiene e cuidados pessoais (que têm incremento médio de 11% nas vendas no acumulado do ano). O evento destaca uma preocupação dos varejistas em qualificar, ampliar e reformar suas lojas: do total negociado na Feira, cerca de 9% foram concretizados junto a expositores de equipamentos, máquinas e construção civil.

Às 20 horas desta quinta-feira, pouco antes de encerrar o evento, a Agas vai sortear um automóvel zero quilômetro entre as empresas que tiverem efetuado pelo menos R$ 1 mil em compras na Feira.

Na Convenção, nomes como Arnaldo Jabor, Alexandre Garcia, Marcelo Tas, Carlos Hilsdorf e Professor Lievore abordaram temáticas ligadas à motivação, inovação, criatividade, conjuntura político-econômica e vendas. O congresso teve ainda nove palestras e seminários temáticos e programações específicas para jovens e mulheres.

A Expoagas 2014, que terá o tema “A melhor jogada para os bons negócios”, ocorrerá de 19 a 21 de agosto do ano que vem no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira