Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/08/2013 - 06:48

Prevenção das doenças pneumocócicas na maturidade

Médicos se reúnem no Rio de Janeiro para discutir atualizações na prevenção das doenças pneumocócicas na maturidade. Responsáveis por 1,6 milhão de mortes no mundo a cada ano1, as infecções provocadas pelo pneumococo causam mais do que o triplo de mortes do que a gripe.

As doenças pneumocócicas (DPs) ainda são desconhecidas para muitos brasileiros. Segundo a pesquisa Perigo ignorado: as doenças pneumocócicas e a maturidade, realizada pela GfK HealthCare a pedido da Pfizer, 93% dos brasileiros entre 50 e 70 anos acreditam não correr risco de contrair uma doença pneumocócica.

Com o objetivo de discutir inovações na prevenção e tratamento das DPs e formas de conscientizar a população contra essas enfermidades, a Pfizer promove o programa Activa, que leva especialistas brasileiros em pneumologia, infectologia, cardiologia, endocrinologia, geriatria, imunologia, entre outros, a várias cidades do país para capacitar médicos interessados em aprimorar seus conhecimentos e se manterem atualizados sobre o tema.

Apesar de pouco difundido no país, o pneumococo – bactéria responsável pelas DPs – é o principal agente causador da pneumonia2, que está entre as três principais causas de morte em todas as idades no mundo, atrás apenas das doenças cardíacas (1º lugar) e das doenças cerebrovasculares (2º lugar)3. A média de internações anuais no período de 1998 a 2007 por pneumonia por todas as causas no Brasil, em maiores de 50 anos, foi de 192.3095.

A disseminação das enfermidades causadas pelo pneumococo é tão grave que - de acordo com recomendação da OMS - o combate às doenças pneumocócicas deve ser considerado de prioridade altíssima pelos países. A única outra doença a ter o mesmo nível de recomendação de combate é a malária.

A prevenção, por meio de vacinação, é a melhor maneira de se proteger contra o pneumococo. No Brasil, há hoje vacinas pneumocócicas indicadas para crianças até seis anos incompletos e adultos acima de 50 anos. Um exemplo é a Prevenar 13 – vacina pneumocócica conjugada 13 valente – que contém os treze sorotipos (1, 3, 4, 5, 6ª, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19ª, 19F e 23F), que estão entre os mais prevalentes em todo o mundo. Além disso, Prevenar 13 é o único imunizante a abranger quase 100% dos sorotipos atualmente associados à chamada resistência bacteriana à penicilina no país.

Outra forma efetiva para diminuir os casos de contágio das DPs, são as campanhas de orientação, como a campanha Previna-se: encare a pneumonia de peito aberto*, que alerta e informa a população sobre a pneumonia pneumocócica na maturidade.

O projeto Activa será realizado no Rio de Janeiro, no dia 27 de agosto (terça-feira). O evento, que é exclusivo para médicos, terá como palestrantes o geriatra Roberto Miranda, diretor do Instituto Longevitá; e Rosana Richtmann, médica do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e membro do Comitê de Imunização da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Sobre a Campanha Previna-se: encare a pneumonia de peito aberto -Outra forma de alertar a população sobre as doenças pneumocócicas e a importância da prevenção dessas enfermidades após os 50 anos, quatro importantes sociedades médicas brasileiras – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Associação Brasileira de Imunizações (SBIm), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), – se uniram para lançar a campanha Previna-se: encare a pneumonia de peito aberto. A iniciativa, que contará com ações educativas e de conscientização, tem a atriz Regina Duarte como madrinha e conta com o apoio da Pfizer.

Com abrangência nacional, a campanha engloba ações em plataformas digitais, como hotsite, fanpage no Facebook e canal no YouTube; além de iniciativas presenciais com a população, como blitze de saúde e ciclo de palestras em hospitais e clínicas sobre a pneumonia e outras DPs. Haverá ainda uma caminhada em São Paulo (SP), com a presença da atriz Regina Duarte.

Para acompanhar a agenda da campanha, e mais informações sobre a prevenção da pneumonia: www.campanhaprevinase.com.br|Canal do Youtube youtube.com/campanhaprevinase.

Pfizer - Há mais de 150 anos no mundo e 60 anos no Brasil, a Pfizer tem como propósito inovar para proporcionar aos pacientes tratamentos que melhorem significativamente suas vidas. Esta preocupação é traduzida pelo amplo pipeline e portfólio da companhia, que abrange diferentes áreas como câncer, dor, saúde da mulher, prevenção de enfermidades em crianças e adultos, infecções, doenças autoimunes, depressão, multivitamínicos, entre outras. Isso significa investir cerca de US$ 7 bilhões por ano no desenvolvimento de novos medicamentos e trabalhar com mais de 250 parceiros, entre universidades e centros de tecnologia, buscando a inovação e também a ampliação do alcance da população aos seus tratamentos. A cada dia, a Pfizer mantém sua missão e seus valores, trabalhando para fazer a diferença na vida das pessoas e contribuindo com a comunidade por meio de suas iniciativas sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira