Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/08/2013 - 07:34

IEMI lança Relatório Setorial da Indústria Têxtil Brasileira

O IEMI - Instituto de Estudos e Marketing Industrial, especializado em pesquisas e análises do setor têxtil e de vestuário, lançou no dia 21 de agosto (quarta-feira), a 13ª edição do “Relatório Setorial da Indústria Têxtil Brasileira - Brasil Têxtil 2013”, que tem como objetivo fornecer aos empresários do setor têxtil e de confecção, informações estruturais e mercadológicas sobre este segmento, um dos mais importantes da indústria de transformação do País.

No documento, totalmente elaborado, produzido e editado anualmente pelo IEMI, com o apoio institucional da Texbrasil, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção(ABIT) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos(APEX-Brasil), foram analisadas as atividades dos diversos setores que compõe a Cadeia Produtiva Têxtil e Vestuário Brasileira, como os de fiação, tecelagem, malharia, beneficiamento e confecção, sua estrutura produtiva, número de empresas em atividade, pessoal ocupado, volumes e valores da produção, consumo de matérias-primas, e etc.

Além da estrutura e do desempenho da indústria nacional, o relatório também apresenta a conjuntura internacional do setor, bem como a participação do Brasil nesse cenário mundial. Posicionado entre os cinco maiores produtores globais, e o maior fora da Ásia, o Brasil se vê à frente de grandes desafios para voltar a crescer na produção de têxteis e confeccionados, a um ritmo que se aproxime ao da produção mundial que hoje, após a crise internacional de 2008, volta a apresentar taxas agregadas de expansão superiores a 6% ao ano. Como pode ser visto no relatório, o Brasil está muito aquém desse índice.

Para 2013, estima-se um crescimento de 2,7% em valores na produção da cadeia têxtil e uma queda de 2,1% na produção sobre toneladas. Já os indicadores setoriais do vestuário apontam um crescimento da produção de 4% em valores e uma queda de 0,8% em volume de peças.

“Estou seguro de que o Brasil não poderá abrir mão do dinamismo, da resistência e da ousadia do Setor Têxtil e Confeccionista, que além de toda a criatividade e inovação, agrega à nossa economia a cada ano, nada menos que R$ 114 bilhões em produção e 1,6 bilhões de postos de trabalho, diretos e indiretos. Sem dúvida a recuperação do PIB brasileiro, hoje com um crescimento muito pequeno, amargando taxas que variam de 1 a 2% ao ano, passa pela retomada dos investimentos e da expansão da indústria de transformação”, afirma Marcelo Prado, diretor do IEMI. “Essa expansão industrial não poderá ser consistente no longo prazo sem a retomada do crescimento da produção têxtil e confeccionista, que tanto representa para o desenvolvimento econômico e social do País” complementa.

A importância da Cadeia Produtiva Têxtil na indústria de transformação do Brasil é demonstrada neste relatório, que destaca ainda o seu papel no desenvolvimento social, ao empregar um contingente imenso de mulheres e de profissionais com menor qualificação, e regional, uma vez que seus polos produtivos se estendem por quase a totalidade do território nacional.

Perfil do IEMI- O Instituto de Estudos e Marketing Industrial foi criado em 1985 para atender a crescente demanda das indústrias e entidades por dados numéricos e comportamentais relativos aos seus mercados, bem como para ajudar a sustentar o planejamento de suas ações. O IEMI tornou-se a principal fonte de informações para importantes setores da economia brasileira, contribuindo para seu melhor desenvolvimento. [www.iemi.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira