Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/08/2013 - 07:34

Apex-Brasil promove roadshow para o setor de mobiliário em Mirassol

Competitividade, inovação e qualificação das empresas da cadeia de mobiliário são alguns dos temas que serão abordados durante o evento. Após as palestras, os empresários poderão participar de atendimentos individuais para esclarecer dúvidas ou obter mais informações sobre os programas apresentados.

São Paulo – A cidade de Mirassol (São Paulo) receberá no próximo dia 28 de agosto (quarta-feira) mais uma etapa do roadshow de Competitividade e Inovação para a Indústria de Mobiliário. O evento é promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, e Comércio Exterior (MDIC), da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e do Sindicato da Indústria do Mobiliário de Mirassol (SIMM).

Uma das propostas do encontro é apresentar aos empresários participantes os projetos, programas, linhas de financiamento, produtos e serviços das instituições que integram o Conselho de Competitividade de Móveis do Plano Brasil Maior, uma iniciativa do Governo Federal. O evento será também uma oportunidade para identificar as demandas desses empresários e melhor subsidiar a estruturação de políticas de estímulo ao crescimento do setor.

O evento contará com a participação de representantes da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do MDIC, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A programação da etapa de Mirassol inclui palestras de representantes da Apex-Brasil, que vão apresentar as ações de promoção de exportações realizadas pela Agência e explicar como se dá o acesso a esses serviços.

A pauta do evento contempla também a apresentação de dois projetos de promoção comercial desenvolvidos por entidades setoriais em parceria com a Apex-Brasil: o “Orchestra Brasil”, com o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, focado na exportação de componentes e serviços de design para a indústria de móveis; e o “Brazilian Furniture”, com o Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (Sindimam), voltado para a exportação de móveis. Após as palestras, os empresários poderão participar de atendimentos individuais para conhecer em detalhes os programas de apoio ou esclarecer dúvidas.

“Durante as reuniões do Conselho de Competitividade de Móveis constatamos o desconhecimento de muitos empresários sobre os instrumentos de apoio públicos e privados existentes para a indústria. A proposta do roadshow é preencher essa lacuna e, ao mesmo tempo, aproximar as instituições participantes da realidade empresarial dos principais polos produtivos brasileiros”, disse o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Ricardo Santana.

O Conselho de Competitividade é formado por representantes de 26 entidades dos setores público e privado e tem como objetivo estruturar programas conjuntos para ampliar a competitividade do setor de mobiliário nos mercados interno e externo. O grupo propõe ações que vão desde a qualificação empresarial até a promoção comercial e de imagem dos produtos brasileiros no exterior. O Conselho é responsável também pela proposição de medidas que atendam às necessidades estruturantes das empresas no mercado doméstico, bem como de inciativas que busquem prepará-las para o mercado internacional.

Até novembro, o roadshow percorrerá as cidades de Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), Ubá (Minas Gerais) e Linhares (Espírito Santo).

Roadshow de Inovação e Competitividade para a Indústria de Mobiliário – etapa Mirassol – SP, dia 28 de agosto (quarta-feira), das 13h30 às 17h30, no Auditório do Sindicato da Indústria do Mobiliário de Mirassol (SIMM) - Rua Nove de Julho, 7º andar – Mirassol.

Sobre o Projeto Brazilian Furniture – Desenvolvido em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pelo Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (Sindimam) e pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), o Projeto Brazilian Furniture tem o objetivo de promover as exportações brasileiras e consolidar a imagem de qualidade e credibilidade do móvel fabricado no Brasil. Reunindo atualmente 64 empresas, o Projeto oferece às associadas uma série de benefícios, entre os quais acesso a informações de inteligência comercial e participação em eventos nacionais e internacionais. O Projeto tem como principais mercados-alvo Estados Unidos, México, Peru, Chile, Emirados Árabes Unidos, Colômbia, África do Sul, Rússia e Angola.

Sobre a Apex-Brasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, cerca de 13 mil empresas de 81 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também produz estudos de inteligência comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais. Além da sede em Brasília, a Apex-Brasil possui Unidades de Atendimento nos estados brasileiros e Centros de Negócios (CNs) estrategicamente localizados na Ásia (Pequim - China), Oriente Médio (Dubai - Emirados Árabes Unidos), América do Norte (Miami - EUA), América Central e Caribe (Havana - Cuba), Europa Ocidental (Bruxelas - Bélgica), Leste Europeu (Moscou – Rússia) e África (Luanda - Angola). Também em Bruxelas, está instalado o Brazilian Business Affairs (BBA), escritório da Apex-Brasil que tem a função de acompanhar as tendências e deliberações da União Europeia que possam afetar as exportações brasileiras. A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. O objetivo é atrair capitais produtivos de empresas estrangeiras que possam incorporar inovações tecnológicas e novos modelos de gestão de negócios e adensar cadeias produtivas. [www.apexbrasil.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira