Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2007 - 10:52

FPSO Cidade de Vitória inicia produção no mar do Espírito Santo


Entrou em operação o navio-plataforma FPSO Cidade de Vitória, inaugurando o Módulo II de Desenvolvimento do Campo de Golfinho, no mar do Espírito Santo. A cerimônia de primeiro óleo, em alto-mar, na última sexta-feira, 16 de outubro, contou com a participação do diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, e do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung.

O FPSO Cidade de Vitória produz, inicialmente, cerca de 20 mil barris por dia de petróleo leve (28° API), de maior valor comercial, com a interligação do poço 7-GLF-16-ESS. Até o final do ano, a previsão é de que mais dois poços produtores sejam interligados e a produção da plataforma atinja 70 mil barris por dia. Quando o pico de produção do FPSO for alcançado, o que está previsto para o primeiro semestre de 2008, espera-se que a produção do Espírito Santo, hoje em 120 mil barris por dia, alcance a marca de 200 mil barris por dia.

O navio-plataforma tem capacidade para processar 100 mil barris de óleo, e está ancorado em lâmina d'água de 1.386m, a cerca de 50 km da costa capixaba. A unidade será conectada a quatro poços produtores de petróleo, dois poços produtores de gás e três poços injetores de água. A produção de petróleo será escoada por meio de navios aliviadores e a de gás será enviada por gasoduto submarino para a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas, em Linhares-ES.

A entrada em operação do FPSO Cidade de Vitória proporciona o aumento da participação de óleo leve, de maior valor comercial, no portfólio da Companhia, além de ser um importante passo para que a Petrobras alcance as metas de produção previstas em seu Plano Estratégico.

O campo de Golfinho, localizado na Bacia do Espírito Santo, é uma reserva de petróleo leve em águas profundas. A descoberta aconteceu em julho de 2003 e a declaração de comercialidade, em janeiro de 2004. A produção foi iniciada, em fase de testes, em fevereiro de 2006. A operação do Módulo I, com o FPSO Capixaba, iniciou em maio do ano passado.

Manutenção de plataformas reduz produção em outubro - A produção de petróleo e gás da Petrobras no Brasil e no exterior em outubro alcançou 2.231.063 barris equivalentes por dia, refletindo uma redução de 2% sobre a de setembro e de 4,8% sobre o volume extraído no mesmo mês do ano passado. Considerando os campos nacionais, a produção conjugada de petróleo e gás natural foi de 1.997.366 barris/dia, 1,9% menor que a de setembro e 5% abaixo da registrada em outubro de 2006.

A redução foi ocasionada por paradas para manutenção nas plataformas localizadas nos campos de Garoupa e Corvina. No campo de Albacora, a parada da P-25 foi causada pelas obras de reparo no duto de escoamento da sua produção para a P-31. Essas três plataformas (Garoupa, Corvina e P-25), localizadas na Bacia de Campos, já voltaram a produzir.

A produção exclusiva de petróleo dos campos da Petrobras situados no Brasil e no exterior, em outubro, chegou a 1.853.666 barris diários, apresentando uma queda de 2,3% em relação a setembro e de 5,4% sobre o mesmo mês do ano passado.

O volume de petróleo e gás natural, em barris equivalentes (boe), proveniente dos oito países onde a Petrobras mantém ativos de produção, chegou a 233.697 barris/dia, registrando uma redução de 3,2% sobre o mês anterior. A produção de gás natural dos campos nacionais foi de 42 milhões 589 mil metros cúbicos diários, nivelada com a do mês anterior e a de outubro de 2006.

No dia 10 de outubro começou a produção de petróleo leve (44º API) no campo de Piranema, na costa de Sergipe. O novo campo está produzindo cerca de 10 mil barris e poderá chegar a 30 mil barris por dia em 2008. Ainda em 2007 entram em produção as plataformas P-52 e P-54, ambas na Bacia de Campos - cada qual com capacidade de 180 mil barris de petróleo por dia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira