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24/08/2013 - 07:44

Cidades Digitais: um projeto que já deveria ter saído do papel

Que o uso crescente das tecnologias de comunicação e informação leva muitos benefícios para a qualidade de vida da população é algo praticamente inquestionável. Conhecimento e obtenção de informações tornaram-se componentes valiosos para a geração de valor econômico, cultural e social. O cidadão que não está conectado, atualmente, fica defasado em relação aos outros.

Nesse contexto, uma administração pública que se preocupe com seus cidadãos tem a missão de desenvolver e implantar programas de governo coordenados e articulados, visando a inclusão digital e, em consequência, social dos indivíduos. Mais do que simples postos de acessos, deve-se evoluir em direção a um conceito de Cidade Digital.

É muito comum associar o termo Cidade Digital ao fato de o município disponibilizar o sinal de “internet gratuita” ou até à construção de telecentros. A construção de cidades digitais, no entanto, vai muito além e passa, basicamente, por cinco dimensões: 1 - Universalização do acesso, ou seja, internet rápida e espalhada por toda a cidade e não apenas em pontos de grande circulação;

2 - Serviços públicos 100% online, nos quais o cidadão possa ter acesso aos serviços sem precisar perder horas em filas;

3 - Dados governamentais abertos, de modo a fazer com que cidadãos se engajassem no processo, dando origem a um ambiente de cooperação na gestão pública;

4 - Ferramentas para registro de problemas, demandas e construção de comunidades de colaboração em torno de questões públicas;

5 – Infraestrutura adequada, com um ambiente colaborativo de produção e operação, que garanta a segurança e sigilo dos dados.

As duas primeiras ações ainda parecem dominar a atenção dos políticos, até porque proporcionam a construção da infraestrutura básica e trazem benefícios diretos e rápidos aos cidadãos.

Porém, antes mesmo de ser colocada em prática essas cinco ações, é preciso que se tenha alicerçado outros dois aspectos importantes nos municípios: a inclusão digital e a modernização da gestão pública.

Segundo pesquisa realizada por um professor e um aluno da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), o Brasil tem a segunda maior média de preços da banda larga entre 15 países. Segundo o estudo, o brasileiro precisa trabalhar 5,01 horas por mês para bancar uma conexão de 1 Mbps.

Já no que se refere à modernização da gestão pública, os sistemas computacionais precisam ser integrados de forma que todos eles possam ser aplicados em toda a rede de atendimento ao cidadão. Tal necessidade exige uma estrutura de rede e disponibilidade de serviços e aplicações que dependem de infraestrutura computacional e planejamento dos municípios.

A julgar pela falta de habilidade com que os representantes públicos estão lidando com as recentes manifestações iniciadas justamente pela internet, se chega à conclusão que agilidade e proatividade, características preponderantes na internet, ainda não fazem parte do cotidiano dos responsáveis por tirar do papel o projeto de digitalização das cidades.

. Por: Marcos Sakamoto, presidente da Assespro-SP | A Assespro é uma associação empresarial que congrega as empresas de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) e tem como objetivo ser a interlocutora do setor na busca e defesa de seus interesses diante do mercado e das autoridades. A Assespro-SP é a regional da entidade no Estado de São Paulo. [www.assespro-sp.org.br].

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