Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2013 - 07:47

Desenvolvimento tecnológico maximiza eficiência e competitividade portuária

Empresas de infraestrutura e equipamentos portuários investem em novos produtos para alavancar competitividade e esperam crescer cerca de 15% até o final do ano.

A nova Lei dos Portos propõe mudanças significativas na gestão administrativa e de infraestrutura com foco no ganho de competitividade e eficiência. Com essa premissa, portos e terminais se organizam para investir mais em equipamentos e alternativas que maximizem os ganhos em movimentação de carga e minimizem custos e desperdícios. Responsáveis por suprir essa demanda, empresas de infraestrutura portuária e equipamentos oferecem cada vez mais produtos e tecnologia para garantir desempenho.

“O Brasil já está ciente da urgente necessidade de crescimento no setor portuário para acompanhar o desenvolvimento das exportações. Com o apoio do governo, a tendência é que a iniciativa privada invista mais em modernização e crescimento dos terminais”, destaca o gerente comercial da Kalmar, Alexandre Esse. Especializada em soluções para aumento de produtividade na gestão de grandes volumes, a empresa é uma das expositoras da primeira edição da InfraPortos South America, única feira na América do Sul dedicada à tecnologia e equipamentos para portos e terminais, que acontece entre os dias 22 e 24 de outubro, no Mendes Convention Center, em Santos (SP).

No pavilhão, a Kalmar apresentará os avanços do novo modelo “Sumo Tractors”. Com desempenho em aplicações típicas para movimentar reboques pesados, como rampas íngremes em navios ro-ro, trens longos de reboques e materiais de alto desempenho na solução de instalações industriais, o novo modelo tem capacidade de elevação de 36 toneladas sobre a quinta roda, no modelo TR626i, e 50 toneladas no modelo TR632i. A expectativa da empresa é fechar o ano com um crescimento em torno de 15%.

A otimização de tempo, aliada à segurança, também é apontada pelas empresas do setor como diferencial competitivo. Há mais de duas décadas no mercado, a Comercial Rodrigues, apresentará durante o evento o “Tyrfil”, um sistema que consiste no preenchimento de pneus com polímeros. O procedimento elimina a possibilidade de o pneu furar, além de reduzir a transmissão de impactos ao equipamento, quando comparado com pneus sólidos, e mantê-lo calibrado e pressurizado durante toda sua vida útil. O diretor administrativo da empresa, Matias Vidal, explica que a tecnologia é pouco conhecida no Brasil e, especificamente na área de porto, pode ser muito eficiente. “Com a tecnologia empregada no pneu, além de não furar e a calibração não ser mais necessária, a segurança do usuário é redobrada. Isso porque elimina o risco de tombamento de grandes carretas ou guindastes”, explica.

Conferência - Em paralelo à Infraportos South America, no dia 22 de outubro será realizado o Seminário Eficiência Portuária que discutirá novos avanços na infraestrutura nacional, modernização das tecnologias já utilizadas e novos sistemas de tecnologia. Entre os palestrantes confirmados estão o superintendente de navegação interior da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Adalberto Tokarski; o gerente de tecnologia da ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados), Vander Serra de Abreu; o vice presidente executivo do Syndarma (Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima), Luis Fernando Resano; o diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, Luis Rogério Pupo Gonçalves; o sócio-diretor da Pezco Consultoria Econômica e professor da Fundação Getúlio Vargas, Cleveland Prates Teixeira; o gerente de Operações e Engenharia da SCPar Porto de Imbituba, Pablo Fonseca; o presidente do Porto de Itapuã, Patrício Júnior; o vice presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Caio Ramos e o diretor de infraestrutura e logística do Porto de Rio Grande, César Wojciechowski.

InfraPortos South America-A primeira edição da InfraPortos South America – Feira e Conferência Internacional sobre Tecnologia e Equipamentos para Portos e Terminais acontece de 22 a 24 de outubro, no Mendes Convention Center, na cidade de Santos (SP). Evento exclusivamente dedicado à infraestrutura portuária e de terminais, reunirá cerca de 50 empresas dedicadas a desenvolver soluções em equipamentos e serviços para a atividade portuária em geral. Em paralelo à feira, a UBM Brazil também organiza duas conferências para os profissionais do setor que abordarão temáticas relacionadas à infraestrutura, construção e investimentos, meio ambiente e legislação, eficiência portuária, à nova lei, à MP 612, às novas concessões, segurança e automação. A InfraPortos South America conta com o apoio da ABTRA, ABTTC, ABTP, Sindipesa E Abimaq.

UBM Brazil [www.ubmbrazil.com.br] No País desde 1994, a UBM Brazil foi a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de feiras. É uma das 50 subsidiárias da UBM Internacional e, atualmente, a maior organizadora de eventos da América Latina para os setores de transporte de cargas e infraestrutura, responsável pela realização da Intermodal South America, Navalshore -Marintec South America, NT Expo, InfraPortos South America e Concrete Show. A UBM Brazil promove, ainda, outras 11 feiras de outros segmentos da indústria, tais como, a construção civil, produção agrícola, design e fabricação de equipamentos médicos, sistemas embarcados, ingredientes farmacêuticos, ingredientes alimentícios, produtos e ingredientes nutracêuticos e responsabilidade social.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira