Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Índice Sharpe ajuda na escolha de fundos com melhor relação risco e retorno

De acordo com gestores da Principia Capital Management, recomendação é buscar fundos que apresentem índice igual ou superior a 2.

Na hora de escolher um fundo de investimento, um importante indicador que pode ajudar o investidor é o chamado Índice Sharpe. Utilizado para mensurar o desempenho de um fundo, o número permite relacionar o risco e o retorno envolvidos em uma determinada carteira. Quanto maior o retorno e menor o risco, maior será o índice de Sharpe e melhor a aplicação.

De modo geral, o Sharpe mostra se o retorno gerado por um determinado fundo é bom o bastante para compensar o risco da aplicação. Assim, quanto maior o índice Sharpe, melhor a capacidade do gestor de proporcionar mais retorno para a exposição a risco em questão. O Índice Sharpe é o mais simples e o mais utilizado indicador para medir a relação de retorno ajustado ao risco das aplicações.

Para que o retorno seja bom quando comparado ao risco, a recomendação predominante no mercado é buscar fundos com índice igual ou superior a 2. Fundos com índice Sharpe inferior a esse patamar proporcionam um retorno baixo quando comparado ao risco que estão expostos.

Na avaliação dos gestores da Principia Capital Management, a relação risco e retorno é um item importante a ser considerado pelo investidor antes da escolha de uma aplicação. Também é importante buscar fundos com diferentes estratégias no mercado e montar uma carteira diversificada de acordo com o perfil do investidor. ”Os fundos escolhidos devem ter baixa correlação entre si para evitar perdas generalizadas”, afirma Marcello Paixão, sócio da Principia.

O fundo Principia Hedge Plus FI Multi, administrado pela Principia Capital Management, acumula no ano, até o final do mês de novembro, Índice Sharpe de 2,12. No primeiro semestre, o índice ficou em 3,24 contra 1,39 para os fundos que compõem o Índice dos Fundos Multimercados (IFMM). A diferença mostra que o retorno ajustado ao risco do fundo da Principia é mais que duas vezes superior à média do mercado capturado pelo IFMM.

O Principia Hedge Plus FI Multi é um dos poucos fundos quantitativos do mercado brasileiro.

Para identificar boas oportunidades de investimentos, os gestores utilizam análises quantitativas, combinadas a filtros que consideram também os cenários macro e micro. O objetivo do fundo, que acaba de completar dois anos, é proporcionar retorno superior ao CDI, apresentando alto retorno ajustado a risco e baixa correlação com os benchmarks do mercado e o desempenho dos fundos em geral.

Perfil da Principia - A Principia Capital Management é uma empresa gestora de recursos, com sede em São Paulo. O principal diferencial da empresa é o uso intensivo de análise quantitativa, combinada às análises macro e micro, com objetivo de buscar oportunidades de investimento de alto retorno ajustado a risco. O objetivo é garantir rendimento superior à variação do CDI no longo prazo, com baixa correlação com os benchmarks de mercado. A equipe da Principia é altamente qualificada, formada por especialistas com vasta experiência em gestão de recursos.

Denis Lee, sócio responsável por Trading da Principia Capital Management, tem B.S. em Bioengenharia pela University of Califórnia, San Diego; e MBA em Finanças e Ph.D. em Bioengenharia pela Columbia University. Antes de fazer parte da Principia, Lee foi Diretor da Merrill Lynch (96-02) em Nova York e São Paulo, responsável pelo portfolio de derivativos de renda variável no Brasil e outros países da América Latina.

Marcello Paixão, sócio e gestor de Risco da Principia, é mestre em Matemática Aplicada e Modelagem Financeira pela Universidade de São Paulo, com MBA pela Columbia University e formado em Engenharia pela UFRJ. Foi diretor de gestão de recursos e risco no Maxblue/Deutsche Bank, vice-presidente de derivativos de renda variável Merrill Lynch em Nova York e São Paulo e vice-presidente de produtos estruturados do Santander Financial Products, em Nova York e Madri.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira