Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2007 - 11:05

Tom Comunicação realiza campanha para Tim inspirada nos sinos de Minas


A Tom Comunicação é a responsável pela campanha em que a TIM comunica liderança no mercado de telefonia móvel em Minas Gerais.

O filme de 45 segundos retrata, através de símbolos como os sinos, a relação das pessoas com essa sonoridade que é meio de comunicação e referencial estético. A identidade de Minas é reforçada pela trilha sonora que apresenta um novo arranjo de vozes para a canção Cálix Bento, um clássico da música mineira colhida da tradição popular pelo compositor Tavinho Moura. Principal peça da campanha, o filme foi rodado pelo premiado diretor de cinema Marcos Jorge na região de São João del-Rei, Tiradentes e Prados.

A campanha chega também ao rádio com uma estratégia diferenciada: dezenas de emissoras em todo o estado irão tocar, simultaneamente em horas cheias, os sinos de Minas embalados também pela melodia de Cálix Bento. Nas peças gráficas e de mídia exterior os sinos anunciam, em fotos belíssimas do renomado fotógrafo Paulo Vainer, a liderança de mercado recém conquistada. As fotos revelam um olhar apurado da cultura de Minas, em ângulos inusitados.

Sinos são uma tradição em Minas. Do alto dos campanários das igrejas eles anunciam casamentos, festas e uma infinidade de acontecimentos. Nas estações de trem, avisam a partida e chegada da composição. Nos casarões das fazendas, chamam a família para o almoço de domingo. Nesses e em tantos outros lugares, no interior ou nas grandes cidades, nas ocasiões mais variadas, os sinos são uma expressão da mineiridade, do jeito peculiar de ser e se comunicar do mineiro, que fala até no silêncio das vozes.

Minas tem sua própria sonoridade, que vai além dos sinos. As singelas campainhas nos guidons das bicicletas são uma língua à parte. Nas varandas de casas e apartamentos, o som relaxante do mensageiro do vento convida para um cochilo na rede. Esses e outros sons são a inspiração para a nova campanha institucional da TIM em Minas Gerais, que comemora a conquista da liderança de mercado no estado mostrando que realmente entende a língua dos mineiros. A metáfora é inevitável: os sinos são meios de comunicação ao mesmo tempo regionais e universais. Sua mensagem não têm fronteiras, assim como a comunicação móvel de hoje.

Direção de Criação: Vinicius Alzamora | Criação: Vinicius Alzamora, Paulo Leite e Rubens Aguiar | Finalização: Erich Ribeiro | Atendimento: Priscilla Dourado, Rafael Marques e Luis Felipe Diniz | Planejamento: Adriana Machado e Caroline Marinheiro | Mídia: Marisa Gurgel e Mariana Lopes | Produção RTVC: Caetano Sayão | Produção Gráfica: Evaldo Lacerda e Isabela Moura | Produtora do Filme: Margarida Flores e Filmes | Direção: Marcos Jorge | Produtora de Som: Via Sonora | Arranjo e direção musical: Flávio Henrique | Fotografia: Paulo Vainer | Aprovação pelo cliente: Daniela Guerra, Carla Tavares e Ana Paula Cabral

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira