Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2013 - 09:12

Como fica o e-mail marketing após mudança do Gmail?

Empresas ainda não sabem onde vão parar as ações realizadas após mudança do Google. Seguir as boas práticas garantirá bons resultados.

Os usuários do Gmail já notaram a mudança em suas caixas de entrada. Os e-mails recebidos passaram a ser separados por três abas: Principal, Social e Promoções. O objetivo é permitir que o destinatário decida quais tipos de mensagens quer ler e em qual momento. Essa alteração gerou preocupação aos profissionais de marketing que têm se perguntado como fica o e-mail marketing.

Primeiro é preciso entender como funciona essa nova caixa. Na aba Principal estarão os e-mails pessoais, na Social as mensagens vindas das redes sociais e Promoções e-mails referentes à promoção e vendas, onde provavelmente serão alocados os e-mails marketing. Essas abas são diferentes da caixa de spam e lixo eletrônico e podem ser organizadas de outras formas ou serem desabilitadas, conforme a preferência do usuário.

A solução para que a mudança não afete os resultados das empresas que utilizam o e-mail marketing é manter seus clientes engajados. Para isso, é preciso seguir as boas práticas e atentar-se, principalmente, à relevância, personalização do conteúdo e segmentação da base.

Boas ações em e-mail marketing-A Relevância está entre as boas maneiras nas ações de e-mail marketing, segundo a Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD). O consumidor não se incomoda em receber uma mensagem de cunho comercial, desde que seja relevante para ele.

Personalizar o conteúdo dessas mensagens fará com que o destinatário, que já aceitou receber informações da empresa, continue tendo interesse por elas. É preciso considerar as preferências de cada contato em toda ação de e-mail marketing, criando conteúdos específicos.

É importante dedicar-se à análise e compreensão do histórico de ações anteriores para criar grupos de contatos, baseado em interesses comuns.

Realizar todas essas ações e criar um bom relacionamento com a base, além fazer com os clientes tenham interesse na aba de Promoção do Gmail, evitarão que eles se descadastrem da lista e reportem as mensagens como spam ou lixo eletrônico.

.Por: Lucio Boracchini, diretor-geral e sócio da Akna.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira