Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2013 - 08:22

Bactérias da boca podem atingir as artérias e outros órgãos

A presença de microorganismos patogênicos da boca aumenta doenças sistêmicas atingindo coração, pulmão e ossos.E pode piorar o diabetes.

"Pessoas com doenças bucais se acham mais predispostas à doenças das artérias coronárias e podem acelerar condições cardíacas pré-existentes," alerta Dr. Rui Oliveira, diretor do Centro de Excelência no tratamento da Halitose." Estudos mostram a presença de microorganismos que causam a doença periodontal nas artérias coronárias, uma consequência da infecção crônica."

Uma das teorias para explicar como provocam doenças cardíacas é que eles entram na corrente circulatória, principalmente quando há sangramento da gengiva, e se ligam às placas de gordura nas artérias coronárias, contribuindo para a formação de coágulos. "Outra possibilidade é de que a presença das bactérias periodontopatogênicas na parede das artérias possa contribuir para edema das paredes", explica Dr. Rui.

As bactérias que crescem na cavidade bucal também podem ser aspiradas para dentro dos pulmões e provocar doenças respiratórias tais como pneumonia, principalmente para quem já tem alguma doença respiratória, como asma e bronquite.

Mais recentemente tem sido encontrados microorganismos da boca nas articulações de pacientes com artrite reumatóide. Têm influencia também na osteoporose e pode piorar o quadro de diabetes. A presença da saburra lingual pode ocasionar amidalites frequentes, caseos amidalíticos e doenças do trato respiratório.

Como a bactéria H pillory é a principal causadora de problemas gástricos e também é encontrada na saburra lingual, sua eliminação pode ajudar a melhorar na diminuição de doenças como gastrites.

A saburra que se forma na língua é um grave problema da cavidade oral que pode ser facilmente resolvido com a limpeza da língua. O acúmulo de microorganismos na língua é vísivel – forma uma placa amarelada – e a ação direta deles ou das toxinas formadas por eles podem causar os problemas relacionados acima.

Alguns sintomas da doença periodontal:. Retração da gengiva |.Gengiva avermelhada |.Sangramento da gengiva |.Dor ao mastigar |.Sensibilidade dos dentes |. Perda de dentes e óssea.

O CETH[www.cethsaude.com.br]Centro de Excelência no Diagnóstico e Tratamento da Halitose surgiu a partir de um estudo de mais de 20 anos sobre o tema. A Professora Doutora Olinda Tarzia (Faculdade de Odontologia de Bauru-USP) é a consultora científica do CETH. A Dra é uma das maiores especialistas sobre Halitose no Brasil e no mundo. Depois de muitos anos de pesquisa, experiência clínica e inúmeros cursos e palestras ministrados, Dra. Olinda Tarzia escreveu um livro sobre o assunto ("Halitose" - 1a edição em 1992; 2ª edição em 1996) que foi a primeira publicação no mundo sobre o tema. Publicou ainda: "Halitose - Um Desafio que tem Cura" (2003) e a "Cartilha do Bom Hálito - Como Prevenir a Halitose" (2005). Atualmente está desenvolvendo o Protocolo de Atendimento denominado "Atendendo um Paciente com Mau Hálito" (a ser publicado). O CETH tem como objetivo capacitar profissionais de saúde sobre o tema, incentivar inovações tecnológicas no diagnóstico da halitose,

O Dr. Ruy Francisco de Oliveira é diretor do CETH (Centro de Excelência no Tratamento da Halitose) e organizador da Sobrehali (Sociedade Brasileira de Estudos da Halitose). Cirurgião Dentista formado pela Faculdade de Odontologia Unitau, especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira