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28/08/2013 - 09:15

Amortecedores de veículos pesados em boas condições garantem vida útil dos pneus

Na oficina, motorista pode ser surpreendido com um gasto extra de 20% a 30% com o sistema de suspensão, no momento da revisão ou troca preventiva dos pneus.

Uma das maiores preocupações de motoristas de ônibus e caminhões é manter os pneus em ordem e calibrados para uma viagem segura. O que nem todos sabem é que as condições do sistema de suspensão estão diretamente ligadas à vida útil dos pneus, que podem, por exemplo, apresentar desgaste acelerado devido aos amortecedores danificados. O alerta é da Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, sobre a importância de verificar preventivamente esses componentes e demais itens da suspensão.

O desgaste prematuro da peça pode indicar um gasto extra com o sistema de suspensão. O coordenador de Treinamento da Monroe no Brasil, Juliano Caretta, explica que muitos caminhoneiros e frotistas são surpreendidos e acabam gastando de 20% a 30% a mais na oficina quando percebem que os pneus estão em más condições por conta do estado dos amortecedores e, ainda, prejudicando outros itens de segurança veicular.

“Por se tratar de um veículo de grande porte ou por transportar cargas de peso elevado, os motoristas não percebem a importância dos amortecedores. No entanto, a peça é responsável pela segurança e boa dirigibilidade”, reforça Caretta. Sua principal função é manter o contato permanente entre os pneus e o solo. Danificados, os amortecedores provocam o desgaste precoce dos pneus, risco de aquaplanagem, balanço excessivo do carro, ruídos na suspensão e perda de estabilidade, diminuindo o controle em curvas e em pavimentos irregulares.

O especialista lembra que o contrário também pode ocorrer. “Os pneus são os primeiros componentes da suspensão a absorver os impactos e oscilações, transmitindo-os à suspensão. Se os pneus estiverem desgastados ou descalibrados, haverá uma alteração significativa no repasse desses movimentos ao amortecedor, sobrecarregando a peça”, reitera.

Para garantir que os amortecedores não sejam impactados por conta do mau estado do pneu, é preciso verificar se o mesmo é compatível com o veículo. É importante ressaltar que nunca devem ser usados pneus com medidas diferentes da recomendada no Manual do Proprietário do Veículo, e o ideal é que o conjunto seja da mesma marca. Também é fundamental realizar regularmente o balanceamento e alinhamento, e frequentemente, conferir a calibragem.

Revisão segura-A Monroe recomenda que os amortecedores para veículos pesados sejam verificados aproximadamente a cada 10.000 quilômetros, ou quando notado qualquer problema com a suspensão.

A procedência das peças pode ser verificada pela existência da gravação no tubo do amortecedor, que tem a logomarca da Monroe e o código do produto, e também pela presença do certificado de garantia. Se a dúvida sobre origem do componente persistir, o recomendável é que o cliente se informe com o fabricante.

A empresa oferece ampla cobertura ao mercado de reposição no segmento de linha pesada, por meio dos estabelecimentos autorizados, os Truck Centers. Em caso de dúvidas para revisão ou troca, o serviço de atendimento ao cliente da Monroe [ 0800 166004] indica as revendas credenciadas ao consumidor final, assegurando a qualidade do atendimento.

A Tenneco é uma empresa que fatura anualmente US$ 7,4 bilhões. Com sede em Lake Forest, Illinois (Estados Unidos), conta com cerca de 24 mil colaboradores em todo o mundo. A empresa é uma das maiores fabricantes e fornecedoras de sistemas de controle de emissões, de amortecedores e componentes para suspensão para as montadoras e para o mercado de reposição. O grupo comercializa os seus produtos principalmente sob as marcas Monroe®, Walker®, Gillet® e Clevite® Elastomer.

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