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28/08/2013 - 09:26

Riachuelo, C&A, Renner, Zara e Hering, preparem-se! A GAP está aterrissando no Brasil

Brasil: a sétima economia do planeta! E logicamente, essa marca, muito mais do que fazer história, faz virar para nosso país os holofotes de grandes marcas globais. Assim como Starbucks, que demorou um bocado, mas aterrissou aqui há alguns anos e não para de abrir lojas (só na região da Avenida Paulista são cerca de oito), chegou a vez da gigante norte-america GAP alçar vôos no país. No início de agosto foi divulgado que os shoppings JK Iguatemi e Morumbi, ambos na cidade de São Paulo, receberão as primeiras lojas da marca com o famoso logotipo azul e branco.

Há quem diga que a Disney estaria desembarcando também muito em breve no Brasil. Outras marcas do ramo de alimentos como Jamba Juice, Cheesecake Factory e Olive Garden estariam desenhando planos de expansão para nosso país. Afinal, apesar de alguns números vergonhosos no campo social e da educação, o Brasil tem hoje um mercado consumidor esplendoroso e de classes emergentes com um inédito poder de compra.

Para os consumidores, a chegada da GAP representa apenas uma nova opção de marca de moda. No entanto, mais que isso, a GAP tem um estilo muito peculiar, um jeito único de vender moda casual, básica e descolada ao mesmo tempo. Para outros gigantes do varejo que já atuam no Brasil há anos, como C&A, Renner, Riachuelo, Hering e até mesmo a espanhola Zara, a chegada da GAP deve incomodar e muito.

A GAP não virá pra cá apenas a passeio. Vai chegar para arrebanhar consumidores e market share desses concorrentes. A empresa norte-americana tem um posicionamento de marca muito bem feito e consistente, um portfólio de produtos pasteurizado, muito eclético e com um preço acessível (assim como todas essas outras do varejo de moda, a GAP também reúne boa parte de sua produção na Ásia). O processo de ambientação de lojas é cirurgicamente desenhado para manter o cliente lá dentro por mais tempo, afinal quanto mais ele permanece dentro de uma loja, maior a propensão de que não saia de mãos vazias.

A vinda da GAP para o Brasil deve fazer outras duas gigantes do varejo de moda se mexerem também, a H&M e a Uniqlo, que certamente devem planejar aterrissagens aqui num futuro muito próximo. Todo mundo quer tirar uma casquinha desse pulsante mercado consumidor brasileiro.

. Por: Marcos Hiller, coordenador do MBA Marketing, Consumo e Mídia Online da Trevisan Escola de Negócios.

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