Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2007 - 11:28

João Pessoa encerra com sucesso a primeira edição das olimpíadas escolares no nordeste

Competição organizada pelo COB levou intercâmbio esportivo e cultural às escolas do Brasil e revelou talentos para o esporte nacional.

Com as finais dos torneios de basquete, handebol e vôlei, foi encerrada, na noite do domingo, dia 18, as Olimpíadas Escolares 2007 – 15 a 17 anos, em João Pessoa, na Paraíba. Organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, a primeira edição das Olimpíadas Escolares realizada na Região Nordeste celebrou mais uma vez a união entre esporte e educação. Durante os dez dias de competições em nove modalidades, os 3.600 participantes, sendo 3.250 atletas, de 25 estados brasileiros, tiveram contato com diversas manifestações culturais (música, teatro, dança e literatura), além de palestras e atividades com alguns dos principais ídolos do esporte nacional, como os ginastas Diego e Daniele Hypólito, o nadador Kaio Márcio, a judoca Edinanci Silva, o velocista Vicente Lenílson, entre outros. Cerca de 800 escolas públicas e privadas estiveram representadas na capital paraibana. As disputas aconteceram em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez) e revelaram novos talentos para o esporte nacional.

Devido à intensa programação sócio-cultural, paralela à disputa nas quadras, pistas e piscinas, a presença dos cerca de 200 voluntários foi mais uma vez determinante para o sucesso do evento. A contribuição do voluntariado foi notada ao longo das palestras e cursos voltados para os profissionais do esporte, das visitas de atletas olímpicos e pan-americanos a comunidades carentes, ginásios e em tardes de autógrafos. Além dessas atividades, as cerimônias de premiação, na orla, também foram um destaque das Olimpíadas Escolares, de 15 a 17 anos. Os atletas receberam suas medalhas em uma tenda armada na praia de Tambaú. “Procuramos valorizar esse momento dos jovens atletas, dando a eles a oportunidade de receber um prêmio cercados por uma paisagem deslumbrante, em contato com a natureza”, revelou Edgar Hubner, Diretor Geral das Olimpíadas Escolares 2007.

Entre as iniciativas do Comitê Organizador estiveram apresentações de teatro, dança, entrega de livros, voltados para os alunos e para as comunidades. Outro legado educativo das Olimpíadas Escolares foi a distribuição de cartilhas pedagógicas que abordaram temas como preservação do meio ambiente e prevenções contra o uso de doping. “São medidas simples que poderão contribuir para a preservação ambiental e a valorização da saúde e do fair-play. Estamos atuando em sintonia com os ideais olímpicos”, explica Hubner.

Para difundir a importância da prática esportiva nas escolas, os Embaixadores das Olimpíadas Escolares 2007 participaram de várias atividades relacionadas ao evento. Ícones do esporte nacional como Kaio Márcio Almeida (natação), campeão mundial em piscina curta nos 100m borboleta e medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos Rio 2007; Ednanci Silva (judô), medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo 2003 e no Rio 2007; Daniele Hypólito (ginástica artística), medalhista de prata (trave e barras assimétricas) e bronze (individual geral) em Santo Domingo 2003 e medalha de prata (equipes) e bronze (trave) no Rio 2007; Diego Hypólito (ginástica artística) campeão mundial em 2005 e 2007, medalhista de ouro no Rio 2007 (solo e salto); Vicente Lenílson, bicampeão pan-americano no revezamento 4x100m (Santo Domingo 2003 e Rio 2007) e medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, na mesma prova; Ednalva Laureano (atletismo), campeã da Meia Maratona do Rio de Janeiro (2007) e vice-campeã da São Silvestre (2006) estiveram na Paraíba solidários ao incentivo da prática esportiva no âmbito educacional, e, mais uma vez serviram de exemplo.

Nomes importantes do esporte nacional como Henrique Guimarães (judô), medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996; Antônio Carlos Barbosa, medalha de prata nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 dirigindo a seleção feminina de basquete; Lázaro Velazquez (atletismo), Gerente do Programa de Descobertas de Novos Talentos da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT); Antônio Rizola Neto, treinador das Seleções Brasileiras Infanto-Juvenil e Juvenil; Prof. Manoel Luiz de Oliveira, presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb); ministraram palestras para educadores e treinadores locais.

A maior competição esportiva escolar do Brasil também trouxe à capital paraibana, Eduardo Monteiro, de Angola; Walter Calabria, do Uruguai e Carl Padmore, de Barbados, membros dos Comitês Olímpicos dos seus respectivos países. Os três fizeram parte do Programa de Observadores Estrangeiros das Olimpíadas Escolares 2007, que pretende promover o intercâmbio entre os países em prol do desenvolvimento do esporte estudantil. Os visitantes acompanharam o programa esportivo das Olimpíadas Escolares 2007 e as atividades educativas e culturais, paralelas do evento. Entre os principais interesses dos estrangeiros está aprender com a equipe de organizadores das Olimpíadas Escolares. O programa já havia contado com observadores em Poços de Caldas, nas Olimpíadas Escolares 2007, de 12 a 14 anos, em outubro.

Como sempre, as Olimpíadas Escolares também funcionaram para revelar talentos. Vários jovens atletas puderam participar em excelente nível, competindo e interagindo com valores de todas as regiões do Brasil.

Atletismo: As competições de atletismo aconteceram na pista da UNIPÊ e o grande destaque da competição ficou com uma atleta local (PB) e um potiguar (RN). Andressa Morais, da Fundação Bradesco (PB), foi campeã na prova do lançamento de disco e quebrou o recorde brasileiro de menores com a marca de 45,53m. A marca de Andressa superou um recorde que durava 19 anos. Inspirado em Vicente Lenílson, outro velocista potiguar impressionou na UNIPÊ. Diego Cavalcanti, do CDF Colégio e Curso (RN) venceu nos 100m e 200m. O atleta nordestino fez a dobradinha com os tempos de 10s90 e 21s93, respectivamente.

Basquete: São Paulo foi o destaque da competição, conquistando as medalhas de ouro no torneio masculino e no feminino da Divisão Especial. Entre os homens, os vencedores foram do Colégio Pessoa (SP). O Colégio Universitário foi o campeão no feminino. Subiram para Divisão Especial (masculino): Colégio Albert Einstein (AL); Colégio Reino Infantil (MA); Colégio La Salle (AM) e Colégio Arnaldo (MG), campeão da Primeira Divisão. No feminino, Colégio Monterio Lobato (AL); Colégio Ideal (PA); Colégio Imaculada Conceição (RN) e Escola Estadual Presidente Médici (MS), campeã da Primeira Divisão.

Futsal: Pelo torneio de futsal das Olimpíadas Escolares 2007, houve domínio paranaense na Divisão Especial, com o Colégio Drummond (masculino) e o Colégio Gastão Vidal (feminino). Pela Primeira Divisão, os destaques foram o Colégio Darwin (ES), no masculino; e, o CPMAC (PB), no feminino. O CPMAC lotou os ginásios por onde passou, levando o público local ao delírio com a sua conquista. Além do Paraná, subiram para Divisão Especial (masculino): Colégio Fantástico (AL); Colégio Líder (RN) e CEOM (MT). No feminino, além das paraibanas, o Colégio Idalina Dourado (BA); ETIP (SP) e Decisivo Anglo (MS) estarão na Divisão Especial em 2008.

Handebol: Os pernambucanos do Colégio Anglo Líder (PE) foram os campeões da Divisão Especial, no masculino; enquanto que no feminino, o Colégio Marista (PR) ficou com o título. Subiram para Divisão Especial (masculino): Colégio Magnum (MG); Colégio Salesiano (SE); Colégio Salesiano (RN) e Univali (SC), campeão da Primeira Divisão. No feminino, as campeãs da Primeira Divisão do Colégio Energia (SC) Escola Estadual Gonçalves Dias (RR); ETAN (RO) e Colégio Dom Quintino (CE) estarão na Divisão Especial em 2008.

Judô: O judoca do Rio de Janeiro, Victor Oliveira (CEL), de 17 anos, foi campeão da categoria meio leve em João Pessoa. Dono de grande força e técnica, o atleta utilizou a maior competição escolar esportiva como uma etapa do treinamento para o Campeonato Mundial, em Pequim, e a seletiva olímpica, que acontece no dia 24, em Uberlândia (MG). Victor deixou a capital paraibana, chegou ao Rio de Janeiro e embarcou para a China, onde pretende estar novamente em agosto de 2008, representando o Brasil como reserva de Leandro Guilheiro. “As Olimpíadas Escolares 2007 foram uma excelente etapa da minha preparação para o Mundial e para a seletiva olímpica”, revelou o destaque do judô nas Olimpíadas Escolares. O torneio teve suas disputas no Ginásio do Liceu Paraibano.

Natação: Os estados de São Paulo e Minas Gerais dominaram as competições de natação nas piscinas da Vila Olímpica do CIEF. No entanto, entre os vários talentos das piscinas Etiene Medeiros do Colégio Boa Viagem (PE) destacou-se individualmente, nos 50m livre (27s23) e nos 100m costas (1m08s43) conseguindo o ouro nas duas provas e mostrando versatilidade. A natação pernambucana continua divulgando seus talentos no feminino.

Tênis de Mesa: Os mesatenistas Frederico Ferreira (MS), do Colégio Dom Bosco, e, Leine Ágata, do Colégio ABACO (SP) foram os nomes das competições individuais da modalidade no Athenas Colégio e Curso. Com a prata ficou Amanda Marques, do Colégio Dom Bosco (AM); Mariana Mori (MS), do Colégio Dom Bosco foi bronze. Entre os homens, Antônio Pereira, do CETMN, e, Marlon Spíndola, do CEMAB, ambos do Distrito Federal, ficaram em segundo e terceiro lugares, por ordem.

Vôlei: A equipe do Colégio Regina Mundi (PR) conquistou o ouro na disputa masculina da Divisão Especial. Já no feminino da mesma divisão, o título foi para o CEO (PA). Subiram para Divisão Especial (masculino): Escola Estadual Otacílio Silva (MS); Colégio Marista (RN); Colégio Liceu (PI) e Colágio Campos Salles (SP), vencedor da Primeira Divisão. No feminino, a Escola Estadual Rafel de Siqueira (MT); Colégio Intensivo (AL); Colégio Atual (PE) e as campeãs do Colégio Dom Bosco (MA), que jogarão a Divisão Especial em 2008.

Xadrez: Sul e Sudeste foram, respectivamente, os estados campeões dos torneios feminino e masculino de xadrez nas Olimpíadas Escolares 2007. Cássia Gieseler, do Colégio Sagrada Família (SC) e Rubens Cezila, da Escola Estadual Dom José Maurício da Rocha (SP) foram os grandes nomes dos tabuleiros. A disputa no COPM, de João Pessoa ainda premiou Cíntia Leão, do CEC-Centro Educacional de Cianorte (PR), com a prata; e Ana Rotebarth (MT), do Isaac Newton (MT), com o bronze. No masculino, o amazonense Hildebran Bergmann, do Colégio La Salle (prata) e o carioca Igor Mourão, aluno da Rede CNEC Marechal Rondon (bronze) completaram o pódio da modalidade.

As Olimpíadas Escolares 2007 – 15 a 17 anos são fruto de uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte e a participação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PB).| www.cob.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira