Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2007 - 11:31

Azeite traz saúde e bem estar para quem o consome

Promover o desenvolvimento do mercado de azeite de oliva no Brasil, respeitando consumidores e as leis do país, sempre foi o objetivo da Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira (Oliva). Para tanto, a entidade tem procurado desenvolver um trabalho que mostre o real papel do azeite dentro da culinária brasileira.

Assim, o presidente da entidade Armando Reis Filho, destaca que o azeite conta com inúmeros fatores positivos, que faz dele um ingrediente capaz de trazer saúde e bem estar para quem o consome. “Hoje os nutricionistas, cardiologistas e outros tantos especialistas não se cansam de aparecer na mídia e dizer que azeite faz bem a saúde.”

Armando lembra que o azeite extra-virgem é reconhecido, entre tantos órgãos mundiais importantes, pelo FDA - Food and Drug Administration, como um alimento com características funcionais que, pela presença de antioxidantes reduz os riscos do câncer bem como fortalece o sistema imunológico.

Enquanto os outros óleos são produzidos a partir das sementes, o azeite é o único óleo extraído da fruta (azeitona), que possui gordura monoinsaturada, vitaminas e minerais, além de ser fonte de vitamina “E” e rico em compostos antioxidantes. “Ao consumir o azeite de oliva estamos ingerindo 85% de gorduras monoinsaturadas, as mais saudáveis e apenas 14% de gorduras saturadas, o que torna o azeite uma gordura extremamente saudável”, assegura Armando.

O presidente da Oliva lembra também, que o trabalho realizado pela FDA mostra que o azeite de oliva, por ser rico em gorduras monoinsaturadas, ajudam a elevar o HDL (colesterol "bom") e a reduzir o LDL (colesterol "ruim"). “A recomendação do Ministério da Saúde do Brasil é de que 25% das calorias ingeridas diariamente sejam provenientes de gorduras, e delas, não mais do que 40% de gorduras saturadas. Ora, no azeite apenas 14% do total são gorduras saturadas”, destaca Armando.

Agora, Armando ressalta também, que é preciso ter bom senso e moderação na seleção dos ingredientes que se vai consumir, e o azeite extra-virgem pode ser um grande aliado para alterar de forma importante a qualidade nutricional dos pratos e oferecer mais saúde.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira