Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2013 - 08:18

Pequenos negócios mineiros faturam mais no segundo trimestre

Pesquisa do Sebrae Minas mostram bom desempenho dos negócios das micro e pequenas empresas nos meses de abril a junho deste ano.

As micro e pequenas empresas mineiras faturam 16,8% a mais no segundo trimestre deste ano do que no trimestre anterior. Outro dado positivo é que 89% delas obtiveram lucro no período. É o que mostra a Pesquisa de Desempenho das MPE Mineiras – 2º Trimestre, realizada entre os meses de julho e agosto com 572 empresários do estado dos setores de comércio, serviços, indústria e construção civil.

O crescimento do faturamento foi observado nas micro e pequenas empresas de todos os setores. O melhor desempenho ficou com do comércio. Noventa e quatro por centos dos empresários do setor disseram ter obtido lucro nos meses de abril, maio e junho. O resultado pode ter sido impulsionado pelas vendas do Dia das Mães.

Em relação às regiões do estado, o destaque ficou para a regional Noroeste, na qual o faturamento médio aumentou em 50%. Os segmentos que tiveram impacto direto foram confecções de roupas íntimas e o comércio de gás.

Já o Triângulo foi a única regional que registrou queda no faturamento médio, que pode ter sido ocasionada pelo baixo desempenho da construção civil.

A pesquisa também mostrou dados sobre o mercado de trabalho nas micro e pequenas empresas durante o 2º trimestre. De acordo com o estudo, no período, os pequenos negócios tiveram em média cinco funcionários e um gasto de R$ 18.559 em despesas de pessoal. A indústria foi o setor que teve a maior quantidade de funcionários por empresa, 14 no total, e um gasto médio de R$ 45,9 mil com mão de obra.

Dez por cento dos empresários mineiros investiram em cursos de qualificação para os funcionários e 24,3% na compra de equipamentos e infraestrutura. Já sobre as compras governamentais, 8% das micro e pequenas empresas disseram ter vendido para o governo no 2º semestre.

Também foi analisada a tomada de empréstimo feita pelos empresários no período. Segundo a pesquisa, 11% dos entrevistados conseguiram recurso financeiro. Os empresários que mais tomaram empréstimos foram o do setor de comércio (14%) e da regional Noroeste (19%). |Sebrae/MG.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira