Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

IBGE aponta super concentração de riquezas econômicas nas mãos de dez municípios brasileiros

Rio de Janeiro - A produção de riquezas econômicas (bens e serviços) continua concentrada no Brasil. Em 2004, apenas dez municípios eram responsáveis por 25% do Produto Interno Bruto (soma de tudo o que é economicamente produzido em um país). Os outros 5.550 municípios brasileiros respondiam pelo resto da fatia.

Dados divulgados dia 13 de dezembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que pouco mudou em cinco anos. Em 1999, os mesmo 25% eram produzidos por sete municípios. O estudo aponta ainda que, em 2004, 68 municípios produziam metade de toda a riqueza do território nacional, enquanto 1.295 municípios respondiam por 1% do PIB. Em 1999, com 61 municípios chegava-se a 50% do PIB.

Os municípios que mais se destacaram na economia nacional, tendo apresentado maior ganho percentual no período analisado, foram os ligados ao setor industrial, principalmente à extração e refino de petróleo ou produção de gás natural, com exceção de Brasília, onde o ganho foi puxado pelo setor de serviços. | Thaís Leitão/AB

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira