Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2013 - 08:52

Usina da Pedra processa 13 mil toneladas de palhada da cana-de-açúcar para cogeração de energia


Equipamento da Vermeer é utilizado no processo trituração de fardos.

A Usina da Pedra consolida o uso da palhada da cana-de-açúcar na cogeração de energia, com o aproveitamento de 13 mil toneladas dessa biomassa, o equivalente a 36 mil fardos, no ano de 2012. Com a proibição das queimadas e a demanda crescente por energias renováveis, a utilização das folhas secas e da ponta da planta tornou-se bom negócio para as usinas. Assim, a Usina da Pedra, localizada em Serrana, no interior do Estado de São Paulo, conseguiu aumentar sua produção energética sem aumentar sua área produtiva.

Para viabilizar a queima dessa biomassa na caldeira, o grupo Pedra Agroindustrial S/A, ao qual a Usina da Pedra pertence, investiu na aquisição do triturador horizontal HG6000E da Vermeer para triturar os fardos e produzir fragmentos de 5 a 7 cm. Em operação desde a safra 2011/2012, o equipamento operou inicialmente com fardos prismáticos, com umidade em torno de 14,2%. Já na safra de 2013, a Usina calcula que serão processadas 26 mil toneladas de prismáticos e seis mil toneladas de fardos cilíndricos, com umidade em torno de 11,5%.

De acordo com Engenheiro Mecânico e analista de Processos Industriais da Usina da Pedra, Thiago Zampar, a queima da palha tem sido um aditivo ao processo de queima do bagaço. “Com o aproveitamento da palha, potencializamos nossa produção de energia elétrica e aumentamos nosso estoque de bagaço”, analisa Zampar. Os números também são favoráveis ao aproveitamento da palhada. O poder calorífico de uma tonelada de palha, com 20% de umidade, equivale a aproximadamente 1,8 toneladas de bagaço, com 50% de umidade. Outro indicador envolve os valores desses insumos. No mercado, quando disponível, a tonelada de bagaço custa em média R$ 120,00 e a de palha pode chegar a R$ 216,00.

O grupo Pedra Agroindustrial, que concentra outra três unidades: Usina Buriti, Usina Ibirá e Usina Ipê, além da Usina da Pedra, é capaz de atender ao consumo interno das quatro unidades da empresa, e disponibilizar o excedente ao mercado consumidor regional por intermédio de uma concessionária local.

Tecnologia do HG6000E-O triturador vertical HG6000E é a convergência entre o baixo custo de operação e alta produção. Trata-se de um equipamento com capacidade para triturar fardos inteiros, cilíndricos ou prismáticos, dispensando a pré-trituração. Sua produtividade destaca-se no mercado, com o processamento de 22 a 27 toneladas por hora. “A Usina precisa da biomassa com umidade de até 15% e com fragmentos uniformes sempre abaixo da média, que varia de 5 a 7 cm. Nosso equipamento 90% dos fragmentos abaixo da granulometria máxima com um rendimento inigualável no mercado”, lista o gerente dos segmentos Biomassa/Florestal/Reciclagem da Vermeer Brasil, Herbert Waldhuetter, ao comentar que a granulometria é essencial na operação para evitar interrupções no processo de transporte e alimentação das caldeiras. O especialista acrescenta que o HG6000E oferece menor custo de produção porque opera com sistema de tambor de corte equipado com martelos e não com facas. “O nosso sistema chega a operar 350 a 400 horas, sem interrupção para troca de componentes de desgaste. Já as máquinas que utilizam facas para fazer o corte da palha têm uma vida útil em torno de 10 horas, o que exige paradas constantes para troca das facas”, compara Waldhuetter. Ele conclui enfatizando que a Vermeer é a única fornecedora de tecnologias com soluções completas para enleirar, enfardar, transportar e triturar a palha para cogeração de energia e adianta que novos protótipos estão em desenvolvimento para agregar ainda mais produtividade ao agronegócio.

Perfil-A Vermeer conta com 65 anos de experiência no mercado e possui uma ampla presença ao redor do mundo. Está focada nas necessidades dos clientes, identificando e antecipando soluções para que a execução das obras seja mais produtiva e rentável. Atua nos mercados de infraestrutura subterrânea, construção, mineração, arboricultura, jardinagem, processamento de resíduos de madeira, reciclagem orgânica, fenação e silagem, oferecendo os seguintes equipamentos: valetadeiras, mineradores de superfície, perfuratrizes direcionais horizontais, minicarregadeiras, instaladores de cabos, escavadores a vácuo, trituradores florestais, destocadores, compostadores orgânicos, segadoras condicionadoras, enfardadoras, enleiradores, entre outros.

A Vermeer Latin America é um de seus escritórios regionais e está localizada na cidade de Valinhos, interior do Estado de São Paulo, com a intenção de desenvolver novos produtos e soluções projetados para adaptarem-se especificamente as necessidades dos clientes na América Latina. E, pela grande importância do Brasil no panorama mundial, há quatro anos a Vermeer assumiu a distribuição de seus produtos dentro do território brasileiro, sendo responsável direto pela venda de equipamentos e peças genuínas, assistência técnica especializada e treinamentos de operação e manutenção.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira