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20/11/2007 - 11:38

Pesquisa Provar/FIA investiga as decisões de compra do público de baixa renda


Estudo revela o comportamento dos consumidores de baixa renda no varejo, sinalizando a preocupação com preço e o uso freqüente do crédito.

Com o objetivo de traçar o perfil dos hábitos dos consumidores de baixa renda e contribuir para a tomada de decisão dos empresários ligados ao setor varejista, o Provar – Programa de Administração do Varejo, da FIA – Fundação Instituto de Administração, em parceria com a Canal Varejo – Consultoria: Mercado de Bens e Serviços, apresenta os principais resultados desse estudo que aponta: a maioria dos consumidores, 60,29%, costuma ir ao supermercado nos fins de semana. Para 57,35% dos entrevistados, o sábado e domingo são dias preferidos para realizar compras de vestuário. Os shoppings centers, são visitados semanalmente por 53,4% dos entrevistados. Quando o motivo da visita aos shopping centers é a realização de compras o gasto médio apurado é de R$ 207,21.

Com pouca familiaridade com o e-commerce, 89,7% dos consumidores informaram nunca terem utilizado esse canal de venda. A maioria dos consumidores (55%) considera complicado comprar pela internet.

Segundo Cláudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar/FIA , “Uma grande parcela da população brasileira está entre o público denominado de baixa renda, atraindo cada vez mais a atenção da indústria, do comércio e de prestadores de serviços”.

Em relação à disponibilidade de crédito, o parcelamento tem facilitado o acesso a bens de consumo, especialmente aos de maior valor, permitindo a antecipação da compra. Dos consumidores pesquisados, 72,5% responderam que costumam parcelar suas compras, destacando-se o Natal e o Dia das Mães.

Nesse cenário, 54,2% das pessoas que estão comprometidas com mais de uma linha de crédito em andamento. Dessa forma, a principal reivindicação de 38,6% das pessoas é a redução no valor dos juros cobrados pelo varejo. Veja o quadro abaixo:

O estudo ouviu 300 consumidores na cidade de São Paulo no mês de agosto de 2007, com renda média de R$ 986,91. Da amostra de consumidores pesquisados, 70,5% disseram que não estavam estudando e apenas 40,5% trabalham com carteira assinada.

Sobre o Provar - Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA) foi criado em 1992 com o objetivo de promover pesquisas e oferecer treinamento para o setor, que é um dos maiores do terciário da economia brasileira e grande empregador da mão-de-obra. O propósito do programa é manter uma estreita parceria entre acadêmicos e executivos de organizações ligadas direta ou indiretamente ao varejo, à distribuição, aos serviços e ao mercado de consumo. O programa também tem por objetivo promover pesquisas, estudos, publicação, consultoria e treinamento para o setor de varejo de bens e serviços. Consolidado como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas do varejo e mercado de consumo do Brasil, o Provar envolve a participação regular de mais de cinqüenta professores, vinte pesquisadores em caráter permanente, além de alunos do mestrado e doutorado da FEA/USP. Sob sua supervisão já foram realizados mais de 5 mil horas por ano de programas de treinamento, bem como projetos de consultoria e educação no Brasil e na América Latina (México, Chile e Argentina), tendo registrado em 2005 o treinamento de mais de três mil profissionais.

Sobre a Canal Varejo - A Canal Varejo – Consultoria: Mercado de Bens e Serviços foi criada em 2003, por professores da equipe técnica do Provar - Programa de Administração de Varejo, com o objetivo de promover pesquisas, oferecer treinamentos e realizar consultorias para o setor de varejo de bens e serviços.

O estreito relacionamento da Canal Varejo com o ambiente acadêmico, permite o desenvolvimento de trabalhos apoiados no estado da arte do conhecimento sobre distribuição e mercado de consumo. Contando com técnicos com Mestrado e Doutorado e parcerias internacionais, a Canal Varejo oferece para as empresas clientes um amplo conjunto de serviços orientados para a estruturação e solução de problemas.

Perfil da FIA: Eleita, pelo terceiro ano consecutivo, a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA, um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do país, possui 27 anos de atuação no setor. A ntidade, credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), atua em três frentes: consultoria, pesquisa e educação, capacitando-a para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração. A FIA, também eleita entre as 11 melhores da América Latina pela revista America Economia, oferece 14 programas de MBAs com renomados professores e conteúdo atualizado com as tendências e necessidades de mercado. São cursos que vão desde Administração de Projetos, Banking, Comércio Internacional até Gestão e Empreendedorismo Social, Marketing de Serviços, Varejo, entre outros. Ao todo 52 professores atuam como coordenadores de projetos.

Todos os MBAs disponibilizados pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada na Inglaterra, que referencia diversas escolas de negócios pelo mundo. Outro reconhecimento importante foi fornecido pelo jornal britânico Financial Times. O MBA Executivo, oferecido pela FIA, ocupa a posição de número 52 no ranking elaborado pelo jornal, que destaca, ainda, a qualidade do grupo de alunos: o 4º melhor do mundo.

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