Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/08/2013 - 09:42

Toyota inicia nova Era para veículos híbridos no mundo


Entre as novas metas da montadora japonesa estão a nova geração do Prius, aumento da participação de híbridos no mercado global e veículos movidos a células de hidrogênio.

A Toyota anunciou, no dia 28 de agosto (quarta-feira), novas metas para o desenvolvimento da tecnologia híbrida da marca, durante evento mundial sobre híbridos, realizado na cidade de Ypsilanti (EUA). Entre os principais desafios apresentados pela marca estão a nova geração do Prius e de sua tecnologia híbrida, aumento da participação de modelos híbridos ao redor do mundo, crescimento das vendas de híbridos no mercado norte-americano e implantação de carros movidos a células de hidrogênio.

Além de contribuir com o meio ambiente, a nova Era da Toyota no mercado de híbridos tem como objetivo favorecer o consumidor que se preocupa também com economia de gasolina e recursos financeiros.

O primeiro veículo a passar por essas mudanças será o Prius, com objetivo de manter a liderança no mercado de híbridos.

“A próxima geração do Prius marcará uma evolução da tecnologia híbrida que existe hoje, apresentando uma melhora significativa em performance e eficiência, além de ampliar a gama de modelos Toyota e Lexus que utilizam o sistema híbrido”, afirmou Satoshi Ogiso, diretor superintendente da Toyota Motor Corporation, durante encontro global de híbridos, nos Estados Unidos.

O próximo Prius contará com baterias melhoradas, com maior densidade de energia. A Toyota, que é líder em tecnologia avançada de bateria para automóveis híbridos, tem intensificado suas pesquisas para produzir fontes de energia de hidreto de níquel-metálico e íon-lítio, para usá-las em seu projeto de aumentar a “eletrificação” do automóvel.

O novo modelo ainda terá motor elétrico menor do que o atual. Além disso, o rendimento térmico do motor a gasolina no Prius, que é de 38,5%, irá ultrapassar 40% na próxima geração, tornando-se o mais eficiente do mundo.

“Ao longo de suas três gerações, cada modelo do Prius apresentou uma melhora de aproximadamente 10% em eficiência. O desafio de continuar melhorando nesse ritmo, batendo nosso próprio recorde, torna o projeto ainda mais difícil e desafiador. Estamos muito motivados para superar essa marca”, completou Ogiso.

Com relação ao design, o novo Prius terá o “Toyota New Global Architecture” (Nova Arquitetura Global da Toyota, em tradução livre para o português), com centro de gravidade mais baixo e mais rígido, que irá contribuir para melhor dinâmica de condução. Além disso, a nova aerodinâmica permitirá um visual exterior diferente e mais espaço interno.

Em paralelo ao desenvolvimento do novo Prius, a Toyota também trabalha em prol de avanços para a versão Plug-in do híbrido. Considerando algumas observações de proprietários deste modelo, a montadora está analisando a possibilidade de criar uma geração com maior autonomia elétrica e possibilidade de carregamento sem fio.

Até o final de 2015 a Toyota planeja lançar 15 novos veículos híbridos, com novas motorizações que permitam maior economia de combustível, mais leves e de menor custo.

Além da tecnologia híbrida, a Toyota tem evoluído suas pesquisas para produzir, em escala comercial, o primeiro veículo movido a células de hidrogênio. O modelo será um sedã médio e terá seu conceito revelado no Salão do Automóvel de Tóquio, no fim deste ano.

O combustível de célula de hidrogênio utiliza o núcleo da tecnologia híbrida da Toyota e representa a estratégia de mobilidade da marca para o futuro.

Mercado-A Toyota já vendeu mais de 5 milhões de modelos híbridos (incluindo Lexus) em todo o mundo . O efeito ambiental desse número impactou em uma redução de 34 milhões de toneladas de C02, equivalentes a 4,8 milhões de veículos fora de circulação.

No mercado norte-americano, por exemplo, a Toyota é responsável por mais de 60% das vendas de híbridos.

“Nos últimos cinco anos, o percentual de vendas de híbridos da Toyota cresceu de 10 para 16% do nosso total de vendas. Até 2016 esperamos que 5 milhões de híbridos da Toyota tenham sido vendidos nos Estados Unidos. Esse número resultará em uma economia de 3 bilhões de litros de gasolina”, afirma Bob Carter, vice-presidente da Toyota Motor Sales (filial norte-americana da companhia).

No Brasil, a Toyota lançou o Prius em janeiro de 2013, inaugurando, assim, sua gama de modelos híbridos no País. Desde seu lançamento, cerca de 260 unidades foram vendidas, o que mostra o interesse dos brasileiros por carros ecologicamente corretos.

História-O primeiro veículo híbrido produzido em escala comercial foi o Prius, em agosto de 1997. Seu projeto foi baseado em fabricar um veículo confortável, seguro e amigável ao meio ambiente, que emitisse menos gases poluentes e economizasse combustível. O projeto foi um sucesso desde o início e poucos anos mais tarde o modelo se tornou o mais vendido do Japão, mesmo se comparado com os veículos movidos à combustão.

Desde o início do projeto, a intenção da Toyota era fazer um carro preparado para o século XXI, já prevendo as discussões em torno do meio ambiente que acontecem atualmente.

Mais de uma década depois do lançamento da primeira geração, o Prius já passou por três modificações, além de servir de base para outros modelos, que constituem a Família Prius.

Além do Prius, aproximadamente 20 veículos compõe a linha de híbridos da Toyota e da Lexus no mundo.[ www.toyotahybridworldtour.com].

Perfil-A Toyota do Brasil Ltda conta com três unidades produtivas em Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Sorocaba (SP), dois centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS) e Vitória (ES), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF) e um escritório comercial na cidade de São Paulo (SP) e mais de 5.200 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 325.000 colaboradores em todo o mundo.|Sites: www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira